Advertisement

Sindicato Rural de Barra Mansa e UBM fecham parceria


Objetivo é desenvolver projetos para fortalecimento do setor rural no município

Um dos maiores produtores de hortaliças e leite do estado do Rio de Janeiro, o município de Barra Mansa quer consolidar sua vocação agropecuária. Para melhorar a produtividade das propriedades rurais da cidade, o Sindicato Rural de Barra Mansa e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) selaram nesta quinta-feira, dia 12, parceria visando desenvolver projetos em conjunto. O encontro reuniu o vice-presidente do sindicato, Adilson Rezende; o diretor executivo do UBM, Marcus Vinícius Ferreira; o diretor administrativo da instituição de ensino, Fabiano Bossle Miguel, e o diretor de extensão e relações comunitárias, Fernando Vitorino.
Na reunião, as duas finalistas do estado do Rio de Janeiro do programa ‘CNA Jovem’ apresentaram seus projetos aos diretores do UBM. Um deles trata da melhoria de comunicação nas ações de extensão e assistência técnica rural. “Quando o técnico que visita a propriedade transmite seu conhecimento de forma mais objetiva, com uma linguagem de fácil compreensão, o produtor assimila melhor as informações para colocá-las em prática. Isso traz melhoria na sua produtividade”, argumentou Amanda Reis, uma das profissionais finalistas.
Outro projeto apresentado aborda a orientação vocacional de carreiras no setor rural. “Os adolescentes e jovens que moram na cidade muitas vezes desconhecem o potencial de trabalho que existe no campo. Em 2015, o setor agropecuário foi o único que registrou crescimento no PIB e saldo positivo na geração de empregos. Há muitas oportunidades de trabalho e de capacitação na área rural e nosso objetivo é divulgá-las por meio de uma feira de carreiras”, explicou a autora do projeto ‘Vocação Agro’, Carina Machado.
O diretor executivo do UBM destacou a necessidade de colocar em prática projetos para mitigar os desafios do agronegócio na região. “Sabemos que existem gargalos que atrapalham o crescimento do setor. Por meio da parceria com o Sindicato Rural, vamos colaborar tecnicamente para ofertar soluções aos produtores. Isso beneficia também nossos estudantes, que terão a oportunidade de aprender fora das salas de aula”, afirmou Marcus Vinícius.
O próximo passo é apresentar os projetos desenvolvidos pelas finalistas e pelo Sindicato Rural aos coordenadores dos cursos de graduação, em fevereiro. “Essa parceria será muito importante para promoção do desenvolvimento da agropecuária em nossa cidade e na região. O envolvimento do UBM nos projetos traz a garantia de qualidade técnica”, finalizou Adilson.