Advertisement

ACIAP Barra Mansa defende manutenção da Receita Estadual no município



A diretoria da ACIAP Barra Mansa se posicionou nesta terça-feira, dia 21, contra o fechamento da inspetoria da Receita Estadual no município. Segundo informações repassadas por servidores, o órgão – que funciona na cidade há quase quatro décadas – será transferido em breve para Volta Redonda. O presidente da ACIAP BM, Rafael Milton Teixeira Júnior, rechaçou a decisão da secretaria estadual de Fazenda.

“A repartição é extremamente útil aos empresários e contadores do município, pois é responsável por diversos serviços. Sua saída da cidade só trará transtornos e perdas para Barra Mansa”, lamentou Rafael. Ele lembrou que em 2010, a ACIAP BM encabeçou o primeiro movimento junto a outras entidades empresariais para a manutenção da inspetoria na cidade.

“Na época, havia problemas na locação do imóvel que era usado e conseguimos encontrar outro, no Centro, que atendesse às exigências do governo estadual. Depois disso, nos anos seguintes, nos reunimos com deputados estaduais e até com o então secretário estadual de Fazenda, Renato Villela. Todos eles garantiram que a inspetoria seria mantida em Barra Mansa, mas não é isso que está acontecendo. Os servidores já estão encaixotando documentos”, afirmou o presidente da ACIAP BM.

O órgão estadual atende contadores e empresas dos municípios de Barra Mansa, Rio Claro e Volta Redonda. “Nosso município, com toda a sua representatividade, extensão territorial e número de habitantes está sendo preterido. Os contribuintes têm que se deslocarem inúmeras vezes até Volta Redonda para solucionarem problemas simples que envolvem a Receita Federal ou o INSS e, daqui a pouco, da Receita Estadual. Um transtorno que poderia ser evitado com a manutenção da inspetoria e o uso do imóvel do INSS, no Centro, para abrigar uma unidade da Receita Federal”, argumentou Manoel Duarte, diretor da ACIAP BM.

“Estamos fazendo nosso papel de defender o interesse dos associados e de Barra Mansa. Esperamos contar com o apoio dos empresários e governo municipal, nos ajudando a cobrar das autoridades a manutenção da Inspetoria na cidade”, finalizou Rafael, ressaltando que a entidade está em contato com deputados estaduais e governo estadual para tentar reverter a situação.