Advertisement

Bloco da Vida ensaia no Santo Agostinho


Primeiro ensaio itinerante leva moradores às ruas e dissipa o samba do único bloco que vai desfilar pela prefeitura no Carnaval de Volta Redonda

A praça do bairro Santo Agostinho foi cenário, nesta quarta-feira, dia 08, do primeiro ensaio itinerante da bateria do Bloco da Vida. Seus 45 componentes estão distribuídos por oito no surdo; 10 na caixa; 10 no repique; nove no tamborim; seis no chocalho e dois no agogô. Homens e mulheres, quase todos acima dos 50 anos, fizeram a festa dos moradores, que encheram a praça para assistir ao primeiro dos três ensaios fora da Ilha São João.
Segundo o coordenador da bateria, Ailton Lino, os próximos ensaios ocorrerão na praça do Retiro - ao lado do ginásio, e na praça do Eucaliptal, nas duas quartas-feiras que antecedem o carnaval.  Lino está há 12 anos no bloco e é um amante do samba. “A cada ano que passa eu trabalho ainda mais para que esse movimento não perca seu vigor. Eu ainda pretendo criar uma oficina de percussão para que mais pessoas se entusiasmem e participem”,  disse.
Falando em entusiasmo, outra que não abre mão desse sentimento é a coordenadora de bateria Clarete Braz Patrocínio. “Trabalhando com variedade e possibilidades rítmicas e harmônicas, a expectativa vira certeza de que vamos oferecer um espetáculo maravilhoso ao público durante o carnaval”, afirmou.
A idade média dos integrantes do bloco é 50 anos, mas algumas pessoas são mais novas, como João Felipe dos Reis Bicalho, o intérprete. Aos 34 anos, ele se orgulha de participar cantando por cerca de 1h40 na avenida, sem parar. “Eu só preciso tomar muita água em temperatura natural nos dias que antecedem o carnaval, evitar falar alto, fazer um bom aquecimento e comer muitas frutas”, revelou João.  
Os moradores aprovaram a iniciativa. “É muito bom porque movimenta o bairro. Nunca tinha visto o bloco assim tão de pertinho e achei muito legal”, disse a cabeleireira, Shaiana Melo.
O Bloco da Vida, que é composto por 700 pessoas e vai se apresentar na sexta-feira de Carnaval, dia 24, na Vila Santa Cecília. A concentração será em frente ao Clube Umuarama e o bloco vai percorrer a Rua 14. O desfile está marcado para 20h30.