Advertisement

CPqD de Campinas visita Volta Redonda e fala sobre a importância e as vantagens da Cidade Inteligente


Centro de Pesquisas do município paulista quer parceria com a cidade
do Sul Fluminense
       
O gerente do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento das Telecomunicações (CPqD), da cidade de Campinas - SP, Tarcizio Antônio Fernandes, realizou uma palestra no auditório da Prefeitura de Volta Redonda, na tarde desta quinta-feira, dia 09, sobre a importância e vantagens de cidades inteligentes, 100% conectadas em serviços públicos. Ele destacou a importância de um Vale Digital. “Esse é um mercado que está em expansão no país e no mundo”, disse, exemplificando o Vale do Silício, nos Estados Unidos – local de desenvolvimento de tecnologia em startups.

A palestra foi assistida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães; pelo diretor presidente do SAAE, Leonardo Vidal; o ouvidor geral Luiz Sérgio Loques; representantes do Banco da Cidadania e da secretaria municipal de Fazenda. “O Brasil sofre por não incentivar o empreendedorismo. Aqui, por exemplo, tem muitos talentos na região e imagine se somente uma empresa ficasse bilionária, quantos recursos não traria para a região com a formatação de negócios”, comentou Tarcizio.
O CPqD é uma fundação independente, focada na inovação tecnológica com base em tecnologia da informação e comunicações, fundada há mais de 40 anos, que tem como objetivo a competividade e a inclusão digital da sociedade. “A visita veio fortalecer esta aproximação do Centro com o poder público municipal para que tenhamos este conhecimento e possamos avaliar o que poderemos avançar em nossos projetos”, afirmou Joselito Magalhães, que levou o representante do Centro a conhecer outros setores da prefeitura ao final do encontro.
O gerente do CPqD colocou-se à disposição para ajudar a cidade no campo da inovação em tecnologia para novos produtos, na evolução dos produtos existentes e em nova linha de produção, desenvolvendo projetos na região Sul Fluminense. “Volta Redonda pode contar com a gente como mais um parceiro novo que chega para trabalhar no desenvolvimento de empresas e tecnologia das comunicações”, frisou.


Durante a palestra, Tarcizio citou exemplos de cidades inteligentes, 100% conectadas e preparadas na gestão da iluminação pública com postes inteligentes que além de iluminar, são fontes de conexões de serviços públicos com um sistema de informações digitais implantadas e exibiu exemplos de como a conexão digital avança no mundo.