Advertisement

CSN apresenta estudo ambiental do Volta Grande IV à Prefeitura de Volta Redonda


Empresa também fará a apresentação aos moradores do bairro na próxima quinta-feira, dia 9

A diretoria da CSN apresentou, nesta terça-feira, dia 07, ao prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o resultado dos estudos ambientais realizados no bairro Volta Grande IV. As pesquisas e análises da empresa levaram 17 anos (2000 a 2017) para serem concluídos. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 7, na prefeitura. A mesma apresentação será feita nesta quinta-feira, dia 9, às 19 horas, no Ciep 053, aos moradores do bairro Volta Grande IV.
"Após 17 anos de estudos, concluímos que o Volta Grande IV é um bairro seguro, do ponto de vista ambiental. Foram realizados 21 estudos ambientais na área utilizando sistemas de coleta e análises químicas e físicas de centenas de amostras de solo, vapor do solo e água subterrânea. Ficou constatado a inexistência de riscos ", afirmou o geólogo José Carlos Rocha, gerente de projetos e passivos ambientais da CSN.
Segundo a empresa, semestralmente é realizado o monitoramento no bairro, cumprindo o CONAMA 460 – resolução do Ministério do Meio Ambiente que altera o prazo da CONAMA 420, cujo objetivo é dispor de critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e dá outras providências. “O último monitoramento está programado para abril de 2017, mas estamos estudando a possibilidade de estender por mais dois anos esse monitoramento ", frisou Rocha. A CSN lançará também o Programa de Amostragem Voluntária. A ideia é que, caso um morador do Volta Grande IV desejar, a empresa fará uma análise no terreno da residência desse morador.
"Os moradores do bairro que possuem solo exposto em sua residência poderão requerer a coleta e análise de uma amostra em suas propriedades, sem qualquer custo. Após a análise, o morador receberá um relatório com o resultado", explicou o geólogo.
"Queremos dar maior confiança aos moradores do Volta Grande IV. O local é seguro para se viver. Não há risco. Estaremos à disposição da população para tirar quaisquer dúvidas”, garantiu o gerente de Produção da Usina Presidente Vargas, Márcio Lins.
Samuca Silva agradeceu a apresentação e se colocou à disposição para realizar uma campanha massiva para resgatar a autoestima do bairro. "Estive lá conversando com os moradores e eles só falam desse assunto (questões ambientais). Não posso responder pelos órgãos ambientais, mas posso me comprometer a realizar uma campanha para resgatar a autoestima dos moradores", comentou.
Também participaram da reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alfredo Peixoto, e a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.