Advertisement

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento realiza visita técnica à Barueri



Visitação teve o objetivo de aprimorar a politica de atração de novos negócios

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, acompanhado de sua equipe técnica de trabalho e de técnicos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas), visitou na última quinta-feira, dia 02, a cidade de Barueri, em São Paulo.  Com a finalidade de aprimorar a política de atração de novos negócios, o grupo se reuniu com o secretário de Desenvolvimento da cidade paulista, Joaldo Macedo Rodrigues, que na ocasião, detalhou algumas particularidades do município, semelhantes à Barra Mansa, como a localização estratégica, com acesso á Via Dutra e a malha ferroviária, e a disponibilidade de mão de obra qualificada.
A parceria entre Barueri e o governo paulista chamou a atenção de Agnaldo Raimundo. “Embora o governo do Estado do Rio de Janeiro esteja atravessando um momento financeiro extremamente complexo, existem recursos disponíveis na AgeRio (Agência Estadual de Fomento) voltados para o financiamento de projetos de todos os portes, desde o microempreendedor à grande empresa, instalada ou em implantação. Isso nos abre a perspectiva para estabelecer esse trabalho em conjunto visando à geração de trabalho e renda em nossa cidade”, disse o secretário.
Durante a visita técnica, a equipe teve a oportunidade de conhecer o Projeto Ganha Tempo, que concentra o programa Jovem Cidadão, voltado para o primeiro emprego; a Casa do Trabalhador, direcionado à recolocação de profissionais no mercado de trabalho; a Jucespa, além de serviços do Detran, de tratamento de água e esgoto, da concessionária de energia elétrica, dos cartórios, do Sebrae, emissão de carteira de identidade, cartão SUS e outros.
Seguindo a tendência de fortalecer as atividades produtivas, Daniele Fidélis, gerente de Relações Comerciais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, disse que o órgão já encaminhou para o Ministério do Trabalho e Emprego a proposta da criação da Casa do Empreendedor. “Queremos disponibilizar um espaço da prefeitura para atender o pequeno e médio empreendedor, com serviços do Sine (Sistema Nacional de Empregos), do Catei (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual), do CIEE( Centro de Integração Escola-Empresa  e um modelo de gestão institucional inteiramente aberto, firmando parcerias com instituições, associações, sindicatos, empresas privadas e setor público. Queremos impulsionar os pequenos negócios, e incentivar os já existentes, possibilitando a geração de emprego, dinamizando a economia e contribuindo para a transformação social” , concluiu Fidélis.