Advertisement

Gritinho de Carnaval faz sucesso na Apadefi VR


Máscaras foram confeccionadas pelos assistidos da instituição


Os assistidos pela Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda (Apadefi) receberam, na manhã desta terça-feira, dia 21, os integrantes do Bloco da Vida, para o que eles chamam carinhosamente de Gritinho de Carnaval - o Carnapadefi. Com máscaras e confetes, funcionários, assistidos e familiares se esbaldaram ao som de marchinhas antigas, do Olodum e claro, do samba enredo que embalará o desfile deste ano: ‘De lá pra cá continuo a navegar, nas ondas do ar hei de desbravar’.

“É uma integração social importante, um momento de alegria para todos”, contou a diretora da Escola Apadefi, Rosângela Oliveira Simeão. Segundo ela, alguns alunos também frequentam a escola regular. “Aqui recebemos pessoas a partir de quatro anos e não tem limite máximo de idade. O Projeto Carnaval foi de mostrar para eles o histórico da folia, com vídeos explicativos e música, para que eles entrassem no clima. E culminou hoje, com esta festa”, contou Rosângela. 

Na área onde ocorreu a festividade, havia a exposição de quatro fantasias de outros carnavais que foram utilizados pelo Bloco da Vida. Denise Sargento, ritmista do Bloco, exalta a felicidade de poder levar aos assistidos esses momentos de lazer e descontração. “Um prazer imenso estar aqui. Fazemos esse trabalho há seis anos e é sempre muito bom”, disse.

As máscaras utilizadas no evento foram confeccionadas pelos alunos. “Acaba sendo uma socialização maravilhosa. Minha filha é assistida pela Apadefi há vinte anos. Eu vejo que todos aqui ficam muito felizes, os assistidos e a gente, que é da família. Quando tem festa é animado mesmo. Além do Carnaval, a Apadefi faz a festa Junina, a Páscoa e o Natal. São momentos ótimos”, declarou Maria Jorgina Ferreira da Silva, mãe da Elaine Cristina, de 32 anos.

“Existe uma grande preparação por parte da Apadefi para esta realização e ela também é aberta aos vizinhos do seu entorno. O Carnaval faz parte do calendário da instituição e nos dedicamos bastante pra levar a todos, momentos de muita alegria e descontração”, finalizou o chefe de gabinete da SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), Rodolfo Levenhagem.