Advertisement

Guarda Municipal de Volta Redonda e Suser realizam operação volta às aulas


Fiscalização é feita na porta das escolas para conscientizar sobre irregularidade no trânsito 

A Guarda Municipal de Volta Redonda e a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) realizaram nesta segunda-feira, dia 06, uma operação educativa para inibir as infrações cometidas no trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos nas escolas. A ação, denominada “Operação Volta às Aulas”, tem como objetivo orientar os pais a evitar as irregularidades das normas de trânsito, além de fiscalizar os veículos escolares e suas autorizações para transportar alunos.

Segundo o chefe da seção de trânsito da Guarda Municipal, Murilo de Souza, as principais infrações são a parada irregular na área de embarque e desembarque e o estacionamento na frente das garagens. “Muitos pais param na vaga de embarque e desembarque e vai lá dentro da escola levar a criança e acaba demorando. Essa vaga é para parar o aluno descer e motorista ir embora. Nesses horários o fluxo de veículos é muito intenso”, explicou.

Murilo de Souza contou ainda que todos os dias nos horários de entrada e saída dos alunos têm um agente da Guarda Municipal na porta das escolas. E nos colégios com maior movimento a Guarda tem o auxílio da patrulha escolar. Por causa do tamanho da demanda do município a operação é feita nas escolas esporadicamente.

Para os pais, essas ações são muitos importantes porque muitos sofrem com a o problema do estacionamento. “As pessoas respeitam mais as regras com a presença da Guarda Municipal. É muito difícil, mesmo que as filas duplas diminuam, por exemplo, a faixa de embarque e desembarque está sempre ocupada. Eu to aqui a um tempão esperando meu marido chegar com a nossa filha, mas ele está agarrado procurando vaga. Se a faixa estivesse desocupada ele poderia para eu pegar a minha filha e levar lá dentro enquanto ele dá a volta pra me pegar de novo,” contou a mãe Aline Oliveira.

A Suser fiscalizou a regularidade dos transportes escolares. Os veículos têm que estar devidamente credenciados para transportar alunos.  “A Guarda fiscaliza o estado geral de conservação do veículo, como pneus, faróis cinto de segurança, habilitação do motorista e documento do veículo. Enquanto nós verificamos se os motoristas estão devidamente cadastrados e autorizados pela Suser a fazerem o transporte dos alunos”, disse o gerente de operações, Ronald Antônio Bento.