Advertisement

Quatro anos depois, Volta Redonda realiza conferência de Meio Ambiente


Ao fim do evento, o Conselho de Meio Ambiente, composto por membros dos governos municipal e estadual e sociedade civil, foi formado

Neste sábado, dia 18, Volta Redonda deu mais um passo em defesa das melhorias do meio ambiente no município. Às 8h teve início, no auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou da cerimônia de abertura e falou sobre a importância de tratar os assuntos relativos ao meio ambiente com a população. “Estamos com 49 dias à frente da prefeitura e promovendo aqui mais uma ação do nosso Plano de Governo. Desde 2013 que não havia uma conferência de Meio Ambiente e precisamos debater políticas públicas com a população”, afirmou Samuca.

Na entrada, os participantes receberam sementes de árvores para plantar. O secretário municipal de Meio Ambiente, Alfredo Peixoto, disse que esse é o primeiro de muitos eventos promovidos pela secretaria. “Não somos apenas um órgão fiscalizador, podemos fazer mais, juntos e esse é o primeiro passo”, garantiu.

“Dentre as demandas impostas pelo prefeito Samuca Silva está a questão dos recursos hídricos. Então podem ter certeza que a população pode contar com o Saae para melhorar a distribuição e captação de água em Volta Redonda”, acrescentou o diretor do Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Leonardo Vidal.

A conferência abordou o tema ‘Recursos Hídricos’ e contou com as seguintes palestras: Saneamento Ambiental e Saúde Pública, do professor da UFRRJ, dr. Alexandre Lioi; e Rios Urbanos – Patrimônios socioambientais em questão, o caso Paraíba do Sul, da professora da UGB, dr. Andrea Moreira, que vai apresentar esse trabalho na Universidade Colúmbia, em NY – USA.

Na parte da tarde, os participantes se reuniram em grupos para debater as seguintes temáticas: Tratamento de água e esgoto; Uso sustentável da água; Monitoramento do Rio Paraíba do Sul; Preservação de nascentes. Em seguida, foi eleito o Conselho de Meio Ambiente da cidade.