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Relatório da UNESCO sobre aprendizagem de jovens e adultos é lançado para América Latina e Caribe

Com o tema “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária”, o 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos é lançado para a Região da América Latina e Caribe, na quarta-feira (15), às 9h, no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília.
Imagem: UNESCO-UIL
Imagem: UNESCO-UIL
Com o tema “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária”, o 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III, na sigla em inglês) é lançado para a Região da América Latina e Caribe, na quarta-feira (15/02/2017), às 9h, no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília.
Na ocasião, os profissionais do Instituto da UNESCO de Aprendizagem ao Longo da Vida (UNESCO-UIL), Werner Mauch, especialista sênior em Políticas e Estratégias, e Daniele Vieira, oficial de programa, apresentam os panoramas global e regional da Aprendizagem e da Educação de Adultos. Na sequência, a diretora e especialista sênior do Escritório Regional da UNESCO para a América Latina e Caribe (OREALC), Cecilia Barbieri, aborda as tendências da região sobre o tema. E, por fim, a presidente do INEP, Maria Inês Fini, fala sobre os dados do Brasil sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também está prevista uma apresentação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) sobre o novo ciclo do Brasil Alfabetizado, programa do MEC que enfatiza a EJA. O evento é realizado pela UNESCO no Brasil e pela SECADI-MEC e conta com a cooperação do UNESCO-UIL, do OREALC e do INEP.
O GRALE III foi baseado em uma pesquisa de monitoramento realizada por 139 países-membros da UNESCO e avalia o progresso global da implementação do Marco de Ação de Belém (2009). O Relatório também investiga o impacto da aprendizagem e da educação de adultos em diversos aspectos da vida destacados no tema da terceira edição do GRALE. Isso reflete uma mudança e uma visão mais holística da educação e da aprendizagem ao longo da vida, integradas com a Agenda 2030 de Educação. O relatório tem como objetivo guiar políticas públicas e profissionais no caminho para a concretização da educação de qualidade e, também, compartilhar as lições aprendidas desde a publicação do GRALE I (em inglês), em 2009, e do GRALE II, em 2013.
O 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos destaca, em especial, três implicações abrangentes da EJA nas políticas públicas. A primeira trata-se da aprendizagem e da educação de adultos como sendo um componente indispensável da educação e um direito humano fundamental e capacitador. A segunda implicação refere-se à aprendizagem e educação de jovens e adultos como uma dimensão integral de um curso de vida equilibrado. Por fim, a aprendizagem de jovens e adultos é parte de uma agenda de desenvolvimento sustentável holística, intersetorial, com potencial para oferecer múltiplos benefícios de impacto contínuo.
Serviço
Assunto: 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) – Lançamento para a Região da América Latina e Caribe
Data: 15/02/2017
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 04, lote 327 – Brasília – DF

Para mais informações acesse
: bit.ly/unesco_eja
Informações para a imprensa:
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org , (+55-61)2106-3536, (+55-61)99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa@unesco.org , (+55-61)2106-3596