Com o tema “O impacto da aprendizagem e da
educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de
trabalho e na vida social, cívica e comunitária”, o 3º Relatório Global
sobre Aprendizagem e Educação de Adultos é lançado para a Região da
América Latina e Caribe, na quarta-feira (15), às 9h, no Auditório do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP), em Brasília.
Com o tema “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na
saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida
social, cívica e comunitária”, o 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e
Educação de Adultos (GRALE III, na sigla em inglês) é lançado para a
Região da América Latina e Caribe, na quarta-feira (15/02/2017), às 9h,
no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP), em Brasília.
Na ocasião, os profissionais do Instituto da UNESCO de Aprendizagem
ao Longo da Vida (UNESCO-UIL), Werner Mauch, especialista sênior em
Políticas e Estratégias, e Daniele Vieira, oficial de programa,
apresentam os panoramas global e regional da Aprendizagem e da Educação
de Adultos. Na sequência, a diretora e especialista sênior do Escritório
Regional da UNESCO para a América Latina e Caribe (OREALC), Cecilia
Barbieri, aborda as tendências da região sobre o tema. E, por fim, a
presidente do INEP, Maria Inês Fini, fala sobre os dados do Brasil sobre
a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também está prevista uma apresentação da Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério
da Educação (MEC) sobre o novo ciclo do Brasil Alfabetizado, programa
do MEC que enfatiza a EJA. O evento é realizado pela UNESCO no Brasil e
pela SECADI-MEC e conta com a cooperação do UNESCO-UIL, do OREALC e do
INEP.
O GRALE III foi baseado em uma pesquisa de monitoramento realizada
por 139 países-membros da UNESCO e avalia o progresso global da
implementação do Marco de Ação de Belém
(2009). O Relatório também investiga o impacto da aprendizagem e da
educação de adultos em diversos aspectos da vida destacados no tema da
terceira edição do GRALE. Isso reflete uma mudança e uma visão mais
holística da educação e da aprendizagem ao longo da vida, integradas com
a Agenda 2030 de Educação.
O relatório tem como objetivo guiar políticas públicas e profissionais
no caminho para a concretização da educação de qualidade e, também,
compartilhar as lições aprendidas desde a publicação do GRALE I (em inglês), em 2009, e do GRALE II, em 2013.
O 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos
destaca, em especial, três implicações abrangentes da EJA nas políticas
públicas. A primeira trata-se da aprendizagem e da educação de adultos
como sendo um componente indispensável da educação e um direito humano
fundamental e capacitador. A segunda implicação refere-se à aprendizagem
e educação de jovens e adultos como uma dimensão integral de um curso
de vida equilibrado. Por fim, a aprendizagem de jovens e adultos é parte
de uma agenda de desenvolvimento sustentável holística, intersetorial,
com potencial para oferecer múltiplos benefícios de impacto contínuo.
Serviço
Assunto: 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) – Lançamento para a Região da América Latina e Caribe
Data: 15/02/2017
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 04, lote 327 – Brasília – DF
Para mais informações acesse: bit.ly/unesco_eja
Assunto: 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III) – Lançamento para a Região da América Latina e Caribe
Data: 15/02/2017
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 04, lote 327 – Brasília – DF
Para mais informações acesse: bit.ly/unesco_eja
Informações para a imprensa:
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org , (+55-61)2106-3536, (+55-61)99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa@unesco.org , (+55-61)2106-3596
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org , (+55-61)2106-3536, (+55-61)99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa@unesco.org , (+55-61)2106-3596