Advertisement

Reuniões da Agenda 21 são retomadas em Barra Mansa



Após dois anos, encontros voltam à pauta da sociedade civil organizada

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa retomou na manhã desta quinta-feira, as reuniões da Agenda 21 Local. Após dois anos, o primeiro encontro realizado no Parque Natural de Saudade, reuniu representantes do governo municipal e da sociedade organizada.
Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente, Cláudio da Silva Cruz, o Baianinho, disse dos objetivos da Agenda 21. “É um instrumento de planejamento de politicas públicas de meio ambiente, que envolve os diferentes segmentos da sociedade, a população como um todo e a administração municipal, num processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e suas possíveis soluções, através da identificação e implementação de ações concretas com foco no desenvolvimento sustentável local”, destacou.
Na oportunidade, o secretário apresentou a nova equipe frente à Pasta do Meio Ambiente e fez um breve relato das ações realizadas no decorrer dos dois primeiros meses de 2017. “Recolhemos 6,1 mil pneus que estavam em locais inadequados, retomando o funcionamento do projeto Ecopneu. Todo o material foi encaminhado à reciclagem na Policarpo Ambiental (RJ). Essa ação, certamente terá um impacto no índice de infestação pelo mosquito Aedes  aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre  chikungunya”, pontuou Baianinho.
O projeto Ecoóleo também foi retomado, com adaptações. “Estamos viabilizando transformar o óleo recolhido em igrejas, escolas, lideranças comunitárias em biodiesel”, disse o secretário.
Ainda na reunião foram apresentados os programas de reflorestamento das áreas verdes de Barra Mansa, previsto começar a partir de março, e o Papa Pilha, que deve ser desenvolvido em parceria com o Rotary Clube e que vai recolher pilhas, baterias de celulares e lâmpadas incandescentes. A secretaria também está buscando junto ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) a realização da dragagem dos Rios Barra Mansa e Bananal durante o período de estiagem.

ELEIÇÃO
Ainda no decorrer da reunião foi realizada eleição para a nova mesa diretora da Agenda 21 Local. Foram eleitos Isaias Gomide Monteiro, do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), para presidente; Hênia Silva Vasconcelos, da Associação Ecológica Vale do Paraíba, para vice-presidente e Lidiane Nascimento, para secretária.