Advertisement

Rodrigo Drable discute segurança com gabinete de gestão integrada

O prefeito Rodrigo Drable recebeu na manhã desta quinta-feira (2) integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O objetivo do encontro foi falar da segurança na volta das aulas, dos constantes assaltos na cidade, da instalação do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e também do carnaval.
Participaram da reunião o Comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, o Delegado da Polícia Civil de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido, o Tenente da Polícia Militar, Sidnei Bernardes, o Tenente do Corpo de Bombeiros Douglas Cunha, o Chefe substituto da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Vinicius Mairins, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Leandro Amaral, além de alguns secretários, vereadores e servidores municipais.
O Comandante da Guarda, Joel Valcir, destacou a união das forças de segurança do município. “Esta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal é muito importante porque conseguimos unir todas as forças de segurança. Pretendemos realizar reuniões como esta a cada dois meses para que possamos diminuir a violência em Barra Mansa”.
Ronaldo Aparecido, titular da delegacia de Barra Mansa desde 2011, comentou da série de assaltos que vem acontecendo na cidade e da importância da efetivação do Ciosp. “A segurança pública, assim como a saúde, são um dos pilares para a melhoria da qualidade de vida quando funcionam bem. Por isso a criação deste Ciosp será de grande importância na coibição desses assaltos”, revelou. O delegado também solicitou aos integrantes do GGIM auxílio em ideias e projetos.
— Precisamos de ajuda de todos os envolvidos para não deixar a criminalidade crescer e tornar Barra Mansa uma nova Angra dos Reis, que está com muita violência. Aproveito para pedir aos presentes que nos enviem ideias para que possamos aprimorar os serviços da delegacia.
Fiscalização em pontos específicos
Drable falou de uma ação que pretende realizar já na próxima semana, fiscalizando veementemente os bares da cidade onde há suspeita de tráfico de drogas e prostituição. “Estamos organizando uma ação conjunta entre as forças de segurança para fecharmos os bares da cidade que promovam tráfico de drogas e prostituição”.
Segurança na porta das escolas
Para o retorno das atividades escolares, foram programadas ações preventivas e educativas de divulgação e aumento da segurança no entorno das escolas. O secretário de Ordem Pública, Furlani, lembrou que o efetivo da Guarda aumentou de oito homens do governo passado, para 28 em 2017. O delegado lembrou a importância da comunidade neste movimento, que pode colaborar com denúncias em casos de violência nas escolas e ao redor. Outra ação que será implantada será a presença de um fotógrafo nas portas do colégio para registrar os possíveis casos de violência.
Iluminação pública
Em relação à precariedade da iluminação pública na cidade, uma herança deixada pelo governo anterior, Drable disse que a licitação já foi feita e que na próxima terça-feira, dia 7, as lâmpadas já devem estar à disposição da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos). “Já estamos no processo de compra de lâmpadas e nesta terça-feira já deverão estar disponíveis. Mesmo assim, para garantir a segurança dos alunos no retorno das aulas, na próxima segunda (6), iremos procurar a classe empresarial para ver se conseguimos algumas doações”, ponderou.

Ciosp
Rodrigo também reafirmou que pretende ativar o Ciosp antes do carnaval, incluindo mais 28 novas câmeras. “Estamos em reunião permanente com a empresa responsável pelo sistema de monitoramento, que está sete meses sem pagamento. Conseguimos desde o início do ano que o contrato fosse reduzido em 28%. Estamos em diálogo com as entidades empresarias como Aciap, CDL e Sicomércio para que elas possam nos ajudar no custeio dessas 28 câmeras”. O prefeito também pretende dar visibilidade para o Ciosp, dando acesso para a população e integrando as forças de segurança no local, com a presença de um membro da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e até o Conselho Tutelar. O Ciosp também deverá ganhar um quadriciclo para ronda nos próximos dias.
Ato de apoio à permanência do delegado
Durante a reunião, também foi comentado da possibilidade do delegado Ronaldo e sua equipe serem transferidos para outra cidade. O prefeito Rodrigo Drable elogiou o trabalho desenvolvido pelo delegado e fez uma proposta para um encontro público, que acontecerá na próxima segunda-feira (6), as 10h30, em frente à delegacia. “Precisamos nos unir junto à sociedade para pedir a manutenção da equipe do delegado Ronaldo na cidade. Seus resultados a frente da delegacia são excelentes e não podemos perder um profissional como este”. O pedido teve o apoio do presidente da Câmara, o vereador Marcelo Borges, que garantiu a adesão dos outros 18 vereadores no ato.