Advertisement

Rodrigo lidera mutirão no Horto Municipal com mais de 250 voluntários



Liderados pelo prefeito Rodrigo Drable, voluntários recuperam área de 25 mil m², reativam lago, viveiro, estufa, trilhas e salvam mais de mil mudas de árvores de Mata Atlântica que estavam morrendo devido ao descaso do governo anterior


O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, liderou no sábado, dia 18, uma das mais importantes ações do início de seu governo na área ambiental: devolveu à população o Horto Municipal, localizado no bairro Água Comprida. O mutirão reuniu mais de 250 voluntários de diversas secretarias do governo, alunos do curso de biologia do UBM, vereadores, moradores da região e funcionários públicos. O coletivo de artesões e a comunidade da Igreja do Divino Espírito Santo também colaboraram com a ação.  
O prefeito ficou contente com a ação e a participação efetiva dos voluntários. “Isso mostra como a população e os nossos funcionários querem reconstruir a cidade. Todos estão de parabéns por ajudarem a devolver uma área verde responsável pelo reflorestamento da cidade e pela educação ambiental das nossas crianças – agradeceu Drable.   
Na ação foram feitas intervenções importantes para que o Horto Municipal volte se ser referência em produção de mudas, educação ambiental e biodiversidade. Durante o mutirão foi recuperado o lago e feito o peixamento com mais de 250 tilápias. O prefeito fez pessoalmente a colocação dos peixes no lago. As trilhas foram limpas, os mais de 16 mil tubetes da estufa recuperados, a casa foi higienizada e mais de 20 caminhões com entulhos de restos de galhos e folhas secas retirados do local. Equipes do Saae, da Susesp, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Rural participaram efetivamente da ação.    
O horto ainda é a sede do Banco de Sementes de Barra Mansa, que é responsável por monitorar e armazenar todas as sementes de matrizes identificadas em várias pontos da cidade.  
Para se ter idéia do potencial do horto, quando ele estiver em plena operação, será capaz de produzir cerca de 300 mil mudas por ano, mas para isso necessita de 10 pessoas trabalhando. Mais de mil mudas de diversas espécies foram encontradas jogadas e recuperadas.
“Mais uma vez o prefeito Rodrigo Drable lidera a recuperação de uma área pública. Isso é motivo de orgulho. A população tem ajudado e colaborado participando. Vamos fazer uma nova cidade, mesmo com as dificuldades financeiras – disse o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Cruz, o Baianinho.
Para o vereador Beleza, um dos que colaboraram com o mutirão, a atitude do prefeito Rodrigo Drable em participar ativamente da ação, prova como a cidade passa por um novo momento e que os moradores podem ajudar ainda mais o prefeito em futuras ações como a de sábado. “Não me lembro de um prefeito com tanta atitude quanto a do Rodrigo. Isso contagia e faz com que tenhamos a certeza de que a dignidade de Barra Mansa e de seus cidadãos será devolvida”, disse o vereador, que é morador do bairro Água Comprida.
O Horto Municipal já deve receber ainda esta semana mais de 2 mil mudas que serão doadas pela Associação dos Areais. A parceria esta sendo oficializada.            
--