Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda realiza ação de prevenção ao HIV


Preservativos e ventarolas com material educativo serão distribuídos em blocos de rua e durante o desfile do Bloco da Vida

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai desenvolver uma ação de prevenção ao HIV em blocos de rua e durante o desfile do Bloco da Vida, na Vila Santa Cecília. Uma equipe da secretaria, que inclui agentes comunitários de Saúde, vai distribuir preservativos masculinos e ventarolas com material informativo sobre o uso do preservativo e a importância de fazer o Teste Rápido de HIV.
O primeiro dia de conscientização será domingo, dia 12, durante a folia do ‘Tô no Brilho’, primeiro bloco voltado para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) da cidade. O grupo fará o pré-Carnaval na Rua Major Aguiar, no Centro, das 16 às 21h – próximo ao Mercado Popular, em baixo do Viaduto Heitor Leite Franco.
Outra ação programada atende ao bloco ‘De Volta na Redonda’ que fará o Carnaval na Vila Santa Cecília, no domingo, dia 19, das 9 às 13h.   E para encerrar a campanha educativa de prevenção ao HIV, a equipe da Secretaria de Saúde vai montar uma tenda – que também prestará atendimento de saúde – na concentração para o desfile Bloco da Vida, no dia 24 de fevereiro, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O desfile do grupo, composto por pessoas da terceira idade, das 18 às 22h, abre o Carnaval da Família em Volta Redonda.
Teste Rápido de HIV – Em Volta Redonda, o Teste Rápido de HIV é oferecido em 25 das 43 unidades básicas de Saúde do município – a listagem das unidades estará com a equipe de divulgação durante a ação nos Blocos de Carnaval.
O teste também pode ser feito no Centro de Doenças Infecciosas (CDI) Dr. Luiz Gonzaga de Souza Clímaco, que funciona na Rua Dionéia Faria, nº 329, Aterrado. Neste local, o horário de atendimento no CDI para realização do teste rápido é das 7 às 9h, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras.
Diariamente, são oferecidas 25 senhas, porém, na semana que antecede o Carnaval, de 20 a 24 de fevereiro, o número de testes realizados por dia poderá ser ampliado de acordo com a demanda.