Advertisement

Secretaria de Saúde promove Semana do Idoso: Envelhecimento com Vida Saudável



Atividades serão realizadas pelo Centro do Idoso, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e o Nasf; ponto alto da programação é o Baile de Máscaras

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Convivência do Idoso, realiza entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Semana do Idoso: Envelhecimento com Vida Saudável. Foram programadas diversas atividades, que acontecerão em 36 PSFs (Programa Saúde da Família), na sede do Centro do Idoso, na Rua Abdo Felipe, 22, no Ano Bom e no Centro de Lazer Feliz da Vida, localizado na Rua Adolpho Klotz, 837, no bairro Santa Rosa.

Durante a semana, pessoas a partir dos 60 anos de idade receberão alguns atendimentos específicos, é o que detalha o coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel. “Vamos distribuir as Cartilhas do Idoso para que a terceira idade conheça seus direitos e os Manuais para os Cuidadores dos Idosos. Além disso, de 8 às 17 horas, ofereceremos uma avaliação multiglobal, com serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e de memória, avaliações clínica e de saúde bucal”, disse Pimentel.

Nos PSFs, no decorrer da semana serão ministradas palestras sobre alimentação saudável. O ponto alto da programação, o Baile de Máscaras, acontece dia 17, entre 15 e 17 horas, no Centro de Lazer Feliz da Vida. “A partir das 13 horas, um ônibus do tipo jardineira vai transportar os idosos até o local, onde um DJ promete animar o público ao som das marchinhas de Carnaval”, destacou o coordenador.

O evento está sendo organizado pelo coordenador do órgão, Eduardo Pimentel, pelo sub-coordenador, Jessé Mendes, pela secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela e pelo do coordenador do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Wesley Abel.

Para o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, o trabalho do Centro do Idoso é de fundamental importância para a qualidade de vida da terceira idade. “Estamos reativando um atendimento mais humanizado”, disse Sérgio. 

DECORAÇÃO

Além dos tradicionais confetes e serpentinas, o Baile de Máscaras receberá uma decoração especial, feita no próprio Centro do Idoso, nas oficinas de fuxico e artesanato. Segundo o sub-coordenador Jessé Mendes, o trabalho envolveu os idosos assistidos no local.

“Foram momentos de dedicação para a confecção das peças, quando foi possível estabelecer relações de maior aproximação e convívio. Ainda estamos no início dos nossos trabalhos, mas já é possível perceber o quanto é gratificante ofertar serviços que possibilitam uma vida de qualidade a terceira idade. É preciso considerar que alguns idosos enfrentam situações de depressão e de conflitos nos lares e, aqui, conseguimos apontar novas possibilidades para uma relação social e familiar em harmonia”, disse Jessé.

Eduardo Pimentel completou: “Queremos que nossos idosos se olhem no espelho e percebam que cada sinal deixado pelo tempo, cada ruga, faz parte do seu engrandecimento como pessoa e que aqui em Barra Mansa é possível envelhecer com qualidade de vida”, concluiu.