Demora no tempo de viagem da linha Pedreira foi o tema do
encontro
realizado na Superintendência de Serviços Rodoviários de Volta
Redonda
A direção
da Superintendência de
Serviços Rodoviários (Suser) de Volta Redonda permanece com o diálogo aberto
com os moradores da cidade, conforme direcionamento do prefeito Samuca Silva.
Na manhã desta quarta-feira, dia 29, recebeu os moradores do bairro Água Limpa
e o vereador Carlinhos Santana que foram apresentar demandas em relação à linha
de ônibus 205-B (Pedreira). O principal problema, segundo a comitiva, seria o
tempo de viagem que estaria muito longo.
“O ônibus
Pedreira faz o trajeto na
entrada da Água Limpa, sobe pela rua da Escola Pedro Magalhães e vai até a Rua
Tocantins. Antes, o intervalo era quase que de meia em meia hora. O Pedreira
teve que alongar mais o trajeto dele e para nós, a viagem ficou longa. Aumentou
mais o tempo de espera no ponto de ônibus”,
conta a aposentada Ângela Maria Sakamoto, de 60 anos, que é moradora
do bairro Água Limpa, que elogiou a abertura de diálogo da Suser.
“É a
primeira vez que venho aqui
participar de uma reunião. Acho que foi positivo. A gente ainda não tinha uma
posição sobre o motivo que leva a linha Pedreira demorar tanto e, agora, saímos
daqui sabendo o que está acontecendo”,
disse Ângela.
De acordo
com a diretora-presidente
interina da Suser, Isabella Motta, foram feitas reuniões anteriores com
moradores do Água Limpa e de outros bairros como Jardim Amália, Morada da
Colina e do loteamento Recanto do Bosque, resultando em ajustes para atender às
diversas demandas. Uma dessas mudanças foi o acréscimo do Recanto do Bosque no
trajeto da linha Pedreira. Ainda segundo Isabella, a Suser vai estudar a
possibilidade de aumento na quantidade de coletivos no Água Limpa para melhorar
o atendimento ao bairro.
“Vamos
conversar com a empresa de
ônibus para tentar aumentar o número de veículos e reduzir o tempo de viagem.
Entendemos que toda reclamação é uma forma de melhoria da qualidade do serviço
prestado. Incentivamos que as pessoas reclamem direto na Suser, para que a
gente possa intervir junto às empresas e melhorar a qualidade do serviço. Para
nós, a reclamação é um instrumento de melhoria de qualidade e a população deve
usar esse instrumento”, explicou
Isabella.
A
diretora-presidente da Suser lembrou
ainda que o Governo Federal lançou o Refrota 2017 (Programa de Renovação da
Frota de Ônibus do Sistema de Transporte Público do Brasil), que tem como
objetivo investir R$ 3 bilhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de
Serviço (FGTS) para a produção de 10 mil novos veículos. Isabella explicou que
duas empresas de ônibus de Volta Redonda já demonstraram interesse em aderir ao
programa e devem investir na melhoria de suas frotas.
“O programa
está sendo encaminhado pela
Caixa Econômica Federal e a própria Caixa já fez contato e também já foi
procurada pelos empresários de ônibus. Atualmente, existe uma quantidade de
ônibus e, na medida em que a frota for ampliada, os ônibus mais antigos poderão
ser excluídos do sistema. Cabe à Suser vistoriar a qualidade dos ônibus que
estarão circulando”, conta
Isabella.