Advertisement

Prefeito de Volta Redonda visita creche ‘Recanto das Crianças’


Samuca Silva diz que firmará parcerias para fornecer materiais didáticos

Na manhã desta sexta-feira, dia 31, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou de uma reunião de pais da creche ‘Recanto das Crianças’, no bairro Vila Rica-Três Poços. Atualmente, o local – que é uma entidade filantrópica conveniada na Secretaria Municipal de Educação – atende, em tempo integral, 130 crianças de dois e três anos de idade de oito bairros: Colorado, Água Limpa, Vila Americana, Pedreira, Parque Vitória e Parque Maíra (Pinheiral), além de Três Poços e Vila Rica. Participaram da visita também o vereador Fábio Bochecha; o deputado estadual Gustavo Tutuca; o vice prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes, que também é secretário municipal de Ação Comunitária; e a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade.          

"Temos que nos unir, deixando as questões políticas partidárias de lado para pensar no bem estar da população. Sou filho da escola pública e da periferia. Independente de recursos financeiros, podemos firmar parcerias em materiais didáticos, por exemplo. A situação do Brasil não é fácil, mas temos metas para ser cumpridas no setor da Educação, além do compromisso no nosso com o plano de governo. Não posso garantir recursos financeiros do município neste momento, mas existem outras formas de parcerias”, explicou Samuca, ressaltando o projeto ‘Amigo da Escola’, lançado nesta semana. A intenção do novo programa municipal é que um empresário colabore com uma unidade escolar da cidade para pequenos reparos. “Sabemos que isso não resolverá o problema da Educação, mas já é um começo”, ressaltou.

A meta da presidente do Recanto das Crianças, Maria Tereza Cunha, é que ainda neste ano seja ampliado o atendimento das crianças do bairro. “Queremos abrir 100 vagas para crianças e jovens de 4 a 14 anos. O que queremos é tirar elas da rua e colocar num ambiente escolar. O projeto ‘Amigo da Escola’, lançado pelo prefeito, é uma excelente ideia e poderá nos ajudar bastante”, disse Maria Tereza.

O Recanto das Crianças foi fundado há 30 anos pela jornalista e historiadora Heth Lustosa, morta em 2001. A instituição já ficou em 30º lugar num prêmio promovido pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). “A carência é muito grande aqui na comunidade. Não conseguimos doações dos pais. Temos cinco salas de reforços que precisam ser terminadas e precisamos de recursos para isso. Já terminamos uma com o apoio de um empresário da cidade”, comentou a presidente da instituição.
Gustavo Tutuca falou sobre a união entre o poder público e a comunidade para avançar na Educação. “Encerrar uma semana difícil de trabalho, aqui no Recanto nos da força para continuar. Um trabalho que começou só com a intenção de fazer o bem ao outro. Com cada um ajudando um pouco, vamos avançar na educação”, contribuiu.

O vereador Fábio Bochecha ressaltou a importância das parcerias para melhorar ainda mais os atendimentos às crianças das comunidades. "Melhorar e ampliar o serviço. Essa é a nossa prioridade, através do Esporte e da Educação, para melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade", afirmou Bochecha.

Maycon Abrantes concordou e completou: “O nosso governo tem como pilar principal a Educação. Queremos ajudar de toda maneira possível. Uma visita aqui na instituição nos dá mais ânimo para continuarmos o trabalho”, concluiu.