Advertisement

Programa Estadual de Transplantes (PET) promove curso para profissionais do Hospital São João Batista


48 profissionais de Saúde foram capacitados no curso básico do processo                                    de doação de órgãos e transplantes

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 29, no HSJB (Hospital São João Batista) o curso básico do processo de doação de órgãos e transplantes, ministrado pelo PET (Programa Estadual de Transplantes) do Rio de Janeiro. O curso tem como objetivo informar aos profissionais de saúde como acontece a doação de órgãos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro e abordou aspectos legais, éticos e técnicos do diagnóstico de morte encefálica, de avaliação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes, além de noções de acolhimento e entrevista familiar.
O curso é oferecido para as unidades hospitalares que tem CIHDOTT (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos) e foi uma iniciativa do presidente da CIHDOTT, Jorge Manes Martins.
Esse foi o primeiro encontro nesse sentido realizado no HSJB e envolveu 48 profissionais. Segundo o diretor médico do hospital, a previsão é de que em algumas semanas um novo curso seja realizado.
“A partir dessa capacitação, nós temos mais profissionais aptos a esclarecer como as pessoas podem ser doadoras, como identificar os pacientes de morte cerebral e as maneiras legais de abordar as famílias, oferecendo o devido suporte psicológico. Assim, podemos salvar mais vidas”, disse o diretor médico do HSJB, Dr. Jose Geraldo de Castro Barros.