English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

quinta-feira, março 30, 2017

Programa Estadual de Transplantes (PET) promove curso para profissionais do Hospital São João Batista


48 profissionais de Saúde foram capacitados no curso básico do processo                                    de doação de órgãos e transplantes

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 29, no HSJB (Hospital São João Batista) o curso básico do processo de doação de órgãos e transplantes, ministrado pelo PET (Programa Estadual de Transplantes) do Rio de Janeiro. O curso tem como objetivo informar aos profissionais de saúde como acontece a doação de órgãos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro e abordou aspectos legais, éticos e técnicos do diagnóstico de morte encefálica, de avaliação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes, além de noções de acolhimento e entrevista familiar.
O curso é oferecido para as unidades hospitalares que tem CIHDOTT (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos) e foi uma iniciativa do presidente da CIHDOTT, Jorge Manes Martins.
Esse foi o primeiro encontro nesse sentido realizado no HSJB e envolveu 48 profissionais. Segundo o diretor médico do hospital, a previsão é de que em algumas semanas um novo curso seja realizado.
“A partir dessa capacitação, nós temos mais profissionais aptos a esclarecer como as pessoas podem ser doadoras, como identificar os pacientes de morte cerebral e as maneiras legais de abordar as famílias, oferecendo o devido suporte psicológico. Assim, podemos salvar mais vidas”, disse o diretor médico do HSJB, Dr. Jose Geraldo de Castro Barros.