Advertisement

Secretaria de Cultura de Volta Redonda realiza ‘Diálogos com a Cultura’


Oitenta artesãos participaram do primeiro encontro que aconteceu no auditório da Biblioteca Raul de Leoni

O primeiro encontro setorial do projeto ‘Diálogos com a Cultura’, da secretaria de Cultura de Volta Redonda, aconteceu nesta quinta-feira, dia 30, no auditório da Biblioteca Raul Leoni, na Vila Santa Cecília. O objetivo do projeto, que vai até o dia 10 de maio, é realizar encontros com cada setor que produz alguma manifestação cultural na cidade a fim de estimular o diálogo para uma base de desenvolvimento do PPA (Planejamento Plurianual) do município. Esta é a primeira vez que acontece um chamamento público para uma reunião setorial em Volta Redonda, com todos os setores da Cultura.

“Começar com o artesanato é uma forma de promover o reconhecimento do polo. Vamos trabalhar bastante o artesanato em Volta Redonda e o mais importante é aqui que vamos trabalhar e pensar a Cultura em Volta Redonda, juntos”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes, lembrando que Volta Redonda é a única cidade do Médio Paraíba  a ter uma secretaria. “Esse é um legado que vamos deixar para a cidade. Ao promover Políticas Públicas Culturais, conseguimos que todos os setores sejam contemplados pelo Sistema Nacional de Cultura. Isso nunca havia acontecido na cidade”, reforçou.

A conselheira do Conselho Municipal de Cultura, Camila Araújo, demonstrou felicidade com a sequencia de reuniões apresentada pela secretaria. “Fico entusiasmada em ver tanta gente aqui hoje. O artesanato aderiu a esse movimento, que temos certeza que será benéfico ao artesão”, comentou.

A conselheira regional do Médio Paraíba do Conselho Estadual de Políticas Culturais, Marinez Fernandes, falou sobre a importância de se fazer políticas públicas na Cultura e também elogiou a adesão dos artesãos. “A Cultura é a identidade de um povo. É fundamental que a trabalhemos de forma estruturada”, salientou.

Confira a programação dos próximos setoriais.

DATA
SEGMENTO
HORÁRIO
30 de Março
Artesanato
17h
06 de Abril
Cultura Urbana
17h
11 de Abril
Música
18h
12 de Abril
Livro, Leitura, Biblioteca
18h
13 de Abril
Cultura Popular
18h
19 de Abril
Artes Cênicas
18h
20 de Abril
Cultura Afro
18h
26 de Abril
Instituições e Coletivos Culturais
18h
03 de Maio
 Artes Visuais
18h
04 de Maio
Memória e Patrimônio
18h
10 de Maio
Audiovisual
18h