Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda aumenta em 40% o estoque de medicamentos


Desde outubro de 2016 não era realizada a compra de medicamentos e
estoque chegou a ficar com apenas 30% da capacidade

Atualmente, a Farmácia Municipal de Volta Redonda atende, em média, 500 pessoas por dia. Desde outubro de 2016 não era realizada a compra de medicamentos e o estoque chegou a ficar com apenas 30% da capacidade, o que não era suficiente para suprir as necessidades da população. Após diversas negociações entre a prefeitura de Volta Redonda e os fornecedores foi possível realizar novos pregões e a compra está sendo regularizada. Além de abastecer a Farmácia Municipal, o processo inclui a compra de medicamentos para toda a rede hospitalar de Volta Redonda e também para as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família).  
“O nosso objetivo é garantir a Saúde e a qualidade à população de Volta Redonda. Os desafios são muitos, mas a saúde das pessoas está em primeiro lugar, por isso, estamos trabalhando com muita dedicação e carinho para levar a todos, resultados cada vez melhores”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Marcia Cury.  
“Em dezembro, nós tínhamos R$ 995 mil reais em medicamentos no almoxarifado. E acabamos de fechar o mês de fevereiro com mais de R$ 1,4 milhão de reais em medicamentos”, explicou o coordenador da Farmácia Municipal, Sergio Sabença, acrescentando que esse valor é referente a compra de medicamentos para atender toda a rede de saúde do município.  
“É muito importante ressaltar que os remédios já foram comprados e estamos recebendo gradativamente, conforme entrega dos fornecedores. O nosso estoque hoje na Farmácia Municipal é de 70%”, disse o coordenador. “Nós, finalmente, conseguimos realizar a compra de 32 remédios específicos para abastecer a rede hospitalar de Volta Redonda. Destes, nós já recebemos 24 e os outros estamos aguardando o fornecedor nos entregar”, acrescentou.  
Os pregões foram realizados em janeiro de 2017 e desde o início de fevereiro o município vem recebendo os medicamentos.
Remédios nas Unidades Básicas de Saúde da Família
A previsão é de que até o final de março todas as 43 UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) de Volta Redonda sejam reabastecidas com medicamentos. Conforme o cronograma de distribuição, 15 unidades por semana recebem os remédios.
Na internet, no portal da Prefeitura de Volta Redonda, está disponível uma listagem com 498 medicamentos, que são de responsabilidade do município fornecer para a população. O documento se chama Remume (Relação Municipal de Medicamentos). Os remédios que, por ventura, não constarem nesta listagem, ou seja, aqueles que tratam de doenças menos comuns ou de maior complexidade - por exemplo, pessoas transplantadas, podem ser solicitados na Farmácia do Estado do Rio.
Serviço:
A Farmácia Municipal de Volta Redonda e a Farmácia do Estado funcionam no mesmo prédio, localizado na Rua Edson Passos, nº 171, Aterrado, Volta Redonda.