Advertisement

Suser faz ação educativa com motoristas de ônibus na Avenida Amaral Peixoto


Objetivo da fiscalização é manter até 30 km/h a velocidade máxima permitida na via por questão de segurança

A Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) da prefeitura de Volta Redonda realizou nesta segunda-feira, dia 27, uma fiscalização da velocidade do transporte coletivo na faixa seletiva da Avenida Amaral Peixoto. O objetivo, segundo o gerente de operações da Suser, Ronaldo Bento, é orientar os motoristas de ônibus das linhas municipais e intermunicipais.

“A faixa seletiva é para dar fluidez ao trânsito, mas é preciso saber utilizá-la com segurança. Os motoristas não podem superar os 30k/h como velocidade média na faixa e nem ultrapassar outros veículos no corredor que estão na faixa embarcando ou desembarcando passageiros”, afirmou Ronaldo.

A ação com caráter educativo, sem atuação para multas, foi realizada com a participação dos fiscais Isabel Cristina e Deivisson Ignácio, com a supervisão do gerente de operações. “É uma questão de segurança para os próprios usuários do transporte porque os veículos passam próximo às calçadas, muito perto dos meio-fios. Antes, a velocidade média do trânsito na Avenida Amaral Peixoto era de 11 km/h e conseguimos chegar a uma média para o trânsito com uma margem de segurança”, adicionou Bento.
Os motoristas que passavam e paravam no primeiro ponto de ônibus na avenida, recebiam das mãos dos fiscais uma cópia da Ordem de Serviço que foi enviada a todas as empresas das linhas municipais e intermunicipais (rodoviário urbano de duas portas). O documento estabelece que a velocidade máxima permitida na via é de 30 km/h na faixa seletiva, reservada exclusivamente ao transporte público. O não cumprimento da orientação implicará em sanções previstas na legislação em vigor para o trânsito.
Somente os ônibus de viagem com destino a Rodoviária Municipal e aqueles que fazem frete fechado e não param na Avenida, podem fazer velocidade de 40 km/h - limite legal para a via - e andar fora da faixa seletiva. Os táxis também podem usar a faixa seletiva para transportar passageiros.
Ele informou que a fiscalização da Suser poderá continuar sendo feita na avenida em dias e horários alternados, conforme a necessidade. O controle da velocidade está sendo feito pelo próprio GPS dos veículos e pelo Centro de Monitoramento por Câmeras, na sede da Suser. Bento acrescentou que os quatro semáforos, a 800 metros cada, também contribui para o controle da velocidade, evitando o excesso dos motoristas. O aposentado Antonio Martins Oliveira, de 72 anos, morador no bairro Ponte Alta, aprovou a operação. “É seguro pra todo mundo, afinal o objetivo é ter nenhum acidente. Ninguém precisa correr, afinal não vamos sair do ponto enquanto o ônibus não chega”, comentou.