Advertisement

Veteranos da Academia da Vida preparam atividades para chegada dos novos alunos


Entre as atividades programadas estão brincadeiras, troca de mensagens e apresentações com músicas
Os novos alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso, que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, entrada pelo Setor Laranja, começarão a estudar no próximo dia 6 de março. Os veteranos, que voltaram a estudar no início do mês, estão programando uma série de atividades lúdicas para receber as novas turmas. Segundo a diretora da Academia da Vida, Márcia Campos, começarão a estudar nesta data mais 110 alunos novos, já matriculados.
“Há cerca de um mês estamos nos preparando para receber os novos alunos. Entre as atividades programadas estão brincadeiras, troca de mensagens e apresentações com músicas. Tudo isso tem como objetivo descontrair e promover a integração entre todos os nossos alunos. Na segunda e na terça-feira (dias 6 e 7), vamos ter a recepção dos alunos e na quarta-feira (dia 8), as aulas começam efetivamente”, explicou a diretora, ressaltando que a academia atende 700 pessoas em diversos cursos dirigidos para os idosos. 
Os alunos entram na Academia da Vida e são matriculados no curso básico de atualização, alfabetização, português básico e matemática básica.  Neste período eles aprendem ainda sobre saúde, arte, informática, teatro e informações do mundo contemporâneo. “Alguns novatos entram na alfabetização, enquanto outros já vão direto para a atualização básica”, afirma a diretora, acrescentando que durante toda esta semana a direção e os professores participaram de reuniões diárias para acertar os detalhes do retorno das aulas. 
 A diretora lembra ainda que os alunos podem estudar por um longo período na academia, pois fazem cursos de extensão para aprofundar e diversificar o aprendizado. Entre os cursos oferecidos na Academia da Vida estão: Bem Viver, que trata de assuntos relativos à Saúde, Mundo Contemporâneo II, Informática II, Educação Financeira, Meio Ambiente e Dinâmica e Reflexões. 



“É preciso destacar que não fazemos avaliações sobre o aprendizado dos alunos. Aqui eles aprendem pelo prazer em adquirir novos conhecimentos. Nós ensinamos e aprendemos muito com eles. Mais do que uma escola, aqui se ensina para vida”, relata a diretora.
Quem está ansiosa para receber os novos colegas é a aposentada Maria Alba Maia, de 80 anos e moradora do bairro Voldac. Há 6 anos, ela frequenta a Academia da Vida . “Conheci a Academia da Vida através de uma amiga que me incentivou a estudar aqui. Desde então, estou aprendendo a viver de forma diferente. Sou artesã e hoje já consigo descobrir novas técnicas para os meus trabalhos na internet. Quando entrei aqui nem sabia ligar um computador. Sou curiosa e preciso da academia para me atualizar a cada dia. Estou muito feliz em receber os novos amigos. Tenho certeza que eles irão se apaixonar por esse espaço, assim como eu”, disse.  
A dona Dilma de Oliveira Vieira, de 68 anos, moradora do bairro Aterrado é uma das alunas que tem orgulho em divulgar o trabalho realizado na Academia da Vida. “Receber esses novos alunos é motivo de orgulho. Saber que, mais uma vez, vou receber nossos colegas me deixa muito feliz. Aqui não é um espaço de convivência e sim uma escola onde temos a oportunidade de reaprender. Saber que outras pessoas vão ter acesso a tudo isso é muito maravilhoso”, disse a aposentada destacando que os professores são especialistas em lidar com a Terceira Idade. “Eles nasceram para trabalhar em espaços como a Academia da Vida”, acrescentou.        
Academia da Vida - Os alunos da escola estão divididos entre os cursos de Português, Mundo Contemporâneo, Programa de Saúde, Informática, Arte e Teatro, Alfabetização e cursos de extensão, como o de Bem-Viver na Terceira Idade, Oficinas de Criação, Coral e Dança e Educação Financeira.
Para fazer parte da Academia da Vida é preciso ter mais de 60 anos. Através dos cursos, preparados e ministrados por professores da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), os idosos são inseridos na sociedade, aumentando a sua autoestima. Os alunos recebem um kit com material escolar no começo do curso contendo caderno, lápis, borracha, caneta e apontador.