Advertisement

Alunos da Academia da Vida participam da reinauguração do projeto “De Olho no Céu”


O projeto da Fevre tem como objetivo introduzir a ciência da Astronomia de uma maneira atraente, através de recursos observacionais, audiovisuais e multimídia.

Cerca de 40 alunos da Academia da Vida participaram na noite desta quarta-feira da reinauguração o Projeto da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) “De Olho no Céu”. O projeto tem como objetivo introduzir a ciência da Astronomia de uma maneira atraente, através de recursos observacionais (telescópio), audiovisuais e multimídia. Para as observações, os estudantes têm acesso a um mirante existente no terraço do Colégio Getúlio Vargas, que oferece total segurança para que os alunos tenham uma visão privilegiada do céu, e a um telescópio Celeron de alta resolução.
De acordo com a Diretora Pedagógica da Fevre, Maria Cristina da Silva Roriz, a reinauguração tinha que ser especial, com pessoas especiais. Por isso os alunos da Academia da Vida, conhecida como a sexta escola da Fevre, foram escolhidos. “O convite aos alunos da Academia da Vida vem de encontro com a política da administração municipal de valorização da melhor idade”, disse a diretora, destacando que a partir de agora o observatório irá atender também a comunidade. “Antes ele era aberto apenas à visitação dos alunos das escolas da Fevre, agora vamos ampliar para toda a população”.

Acompanhados da diretora da Academia da Vida, Márcia Campos, os alunos conheceram o projeto e assistiram à apresentação sobre Astronomia. Além da apresentação, os alunos foram ao mirante, onde puderam, com o telescópio do projeto, observar diretamente a Lua e alguns planetas. Foi um momento espetacular. Nossos alunos puderam adquirir outros conhecimentos e de forma muito prazerosa”.
Para a dona Lindaura Côrrea Garcêz, 62 anos, moradora do bairro Aero Clube, a experiência foi surpreendente. “Esperava outra coisa. Menos moderna e atraente. Esses momentos que passamos aqui foram muito proveitosos. Descobri que o nosso universo é muito diferente do que eu pensava. Brinco de desenhar estrelas com minhas netas e agora vou ensinar a elas que as formas das estrelas e o tamanho não são como pensávamos”.
Quem concorda com a ela é a dona de casa Ângela Maria Hygino Carvalho, 63 anos, moradora do bairro Vila Rica/Tiradentes. “Recebi o convite e logo já criei expectativa sobre o que eu iria aprender e ver. Conhecer o tamanho dos planetas foi o que mais me surpreendeu. A gente fica maravilhada com o tamanho do nosso universo”, conclui.
As inscrições para a visitação ao projeto já estão abertas e devem ser feitas através do telefone 3350-7557, ramal 232, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17 horas. As visitações acontecem às quartas-feiras, a partir das 16h30.