English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

terça-feira, abril 04, 2017

‘Cuidando de quem cuida’: Equipe de enfermagem do Cais Aterrado participa de atividades ergonômicas


Objetivo é proporcionar melhorias físicas e bem estar ao profissional de Saúde


Com o título ‘Cuidando de quem Cuida’, a secretaria de Saúde de Volta Redonda implantou um projeto pioneiro no Cais do Aterrado, que visa oferecer mais saúde e bem estar para as equipes de enfermagem. Com a orientação de uma profissional de fisioterapia os funcionários vão participar de atividades ergonômicas duas vezes por semana. A partir de um revezamento entre as equipes, durante 15 minutos, cada setor vai realizar o alongamento das musculaturas mais sobrecarregadas, além de receber importantes dicas sobre posturas corretas no ambiente de trabalho.  
“Entre os benefícios à saúde, a prática dos exercícios ergonômicos melhora a condição física e psicológica dos trabalhadores. É capaz de favorecer a integração (quando praticada em grupo), corrige vícios posturais, melhora a disposição no trabalho e reduz patologias e casos de Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)”, informou o coordenador de Fisioterapia Municipal, Vladimir Lopes de Souza, acrescentando que a prática de atividades ergonômicas também é capaz de reduzir os níveis de estresse e tensão em geral.
Em breve, o projeto também será implantado na sede da secretaria municipal de Saúde, onde o objetivo será avaliar todos os setores, equipamentos e postura dos profissionais. A fisioterapeuta Juliana Moreira Ribas é a responsável pela avaliação e prescrição dos exercícios laborais.    
“A Fisioterapia tem um papel importante neste processo, pois buscamos, por meio de análises e intervenções específicas, identificar os diferentes locais que por diversos fatores permitem o aparecimento de doenças ocupacionais, relacionadas ao trabalho. Esta intervenção no ambiente tem por objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho e, dessa forma, diminuir os casos de afastamento”, destacou Vladimir.
“É uma iniciativa muito positiva e inovadora, que visa, principalmente, a qualidade de vida dos nossos funcionários. É muito importante a ergonomia no ambiente de trabalho, pois promove a saúde e ainda estimula a integração das equipes”, destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.
Texto e fotos de Simone Freitas / Ascom VR