Advertisement

Hospital São João Batista comemora o Dia do Obstetra

Hospital São João Batista comemora o Dia do Obstetra
E para marcar a data, promove café da manhã para os profissionais e fotos de mães e filhos, após o parto

No dia 12 de abril comemora-se o Dia do Obstetra. E, para homenagear os profissionais que trabalham no HSJB (Hospital São João Batista), a direção do hospital realizou um café da manhã e sugeriu uma surpresa para as mães que ganharam seus bebês neste dia 12 de abril. A partir de uma parceria com dois fotógrafos, no momento do parto, mãe e filho eram fotografados. Elas receberão as fotos digitalizadas, representando um presente da equipe de obstetras.
A iniciativa partiu da coordenação da maternidade e da direção do hospital. Os fotógrafos convidados para participar da ação, Thiago Silva e Cristiane Shimoda, se dividiram para aguardar o momento exato dos partos. Thiago ficou de plantão na parte da manhã e conseguiu fotografar a princesa Camile Vitória Rodrigues, que nasceu às 11h15 da manhã.  
Antes de darem entrada no hospital, a coordenação da maternidade explicava o projeto para as mães, que assinavam um termo de autorização de imagem. Para a mãe da Camile Vitória, foi uma surpresa feliz saber que o momento do parto de sua filha ficaria eternizado nas fotos.    
“Gostei muito dessa ideia das fotos. Eu já tenho outros dois filhos, um menino de 10 e uma menina de 16, e agora a Camile Vitória, que acabou de chegar. Correu tudo bem com meu parto, graças a Deus e eu estou muito feliz. Será um grande presente receber as fotos da minha filha neste momento tão especial”, disse Edinei Shirley Rodrigues.
Para ter acesso às áreas restritas do hospital, os fotógrafos foram previamente orientados e preparados.
“Por se tratar de um espaço muito restrito, antes desta ação, nós orientamos os fotógrafos, que só podiam entrar vestidos de forma adequada, além de ter o cuidado de fazer fotos que não comprometessem as mães, pois as fotos serão um presente para elas”, comentou a Coordenadora da Maternidade e Superintendente da Residência Médica Ginecologia e Obstetrícia, Katia Villaça dos Santos. 
Para o fotógrafo Thiago Silva, fotografar os bebês, logo após o nascimento, foi uma experiência única. “Quando eu recebi o convite do hospital para participar desta ação eu não imaginava que seria tão gratificante e emocionante. Eu gostei muito de participar desta ação e parabenizo ao hospital pela iniciativa”, disse ele.
A importância do pré-natal
O Hospital São João Batista dispõe de 23 médicos obstetras, além de outros cinco médicos, responsáveis pelo seguimento das gestantes internadas. O obstetra é o profissional que dá assistência à gestante antes, durante e depois do parto. 
"Devido a situação econômica e social, às vezes recebemos algumas mães  aqui que nunca fizeram um pré-natal. É importante que as mães, desde o início da gestação, comecem o pré-natal”, destacou Katia Villaça dos Santos. 
Por Simone Freitas, com fotos de Geraldo Gonçalves ASCOM