Advertisement

Portal do Exame será lançado em Volta Redonda

Portal do Exame será lançado em Volta Redonda
Prefeito Samuca Silva quer que o programa tenha a função
de integrar todo o sistema de saúde em um ambiente online

A prefeitura de Volta Redonda deu início,  na manhã desta segunda-feira, dia 3,  ao projeto ‘Portal do Exame”. O anúncio foi feito pelo prefeito Samuca Silva durante a visita à Policlínica da Cidadania, no Estádio Raulino de Oliveira, no Aterrado. A ideia do portal é integrar todo o sistema de saúde em um ambiente online. Desta forma, os profissionais dos Hospitais São João Batista; do Retiro; da Policlínica da Cidadania e do Cais do Aterrado e do Conforto,  terão acesso aos exames dos pacientes através do número de inscrição do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

“As informações dos pacientes estarão na base de dados para que todos os profissionais de saúde tenham acesso aos exames. Além de prefeitura otimizar tempo e recursos com a rede de informação, os profissionais poderão agilizar o atendimento aos pacientes”, explicou o prefeito. 

“O programa está no nosso Plano de Governo e dentro do planejamento, a data para dar esse inicio era agora, depois do primeiro trimestre. O próximo passo será visitar todas as unidades da rede e conversar com cada responsável, além de verificar na Empresa de Processamento de Dados (EPD) se há estrutura tecnológica para interligar todas unidades de saúde. Creio o projeto esteja em pleno funcionamento em janeiro do ano que vem”, contou. O prefeito foi acompanhado pelo  vereador Paulinho do Raio X.

Secretaria divulga novos números do mutirão da Saúde

Nesta segunda-feira, dia 3, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou novos números do mutirão da saúde, iniciado em 13 de fevereiro de 2017 para diminuir a demanda reprimida. Da data inicial até sábado, dia 1º, foram realizados 5.671 atendimentos em cinco especialidades. São elas: Gastro (925 atendimentos); Ortopedista (2.175); Urologista (326); Oftalmologista (1.920) e Alergistas (325).

“Estamos dando a maior prioridade nesses atendimentos e já conseguimos zerar duas especialidades (alergistas e gastro). Isso é resultado de um trabalho de equipe”, disse Márcia Cury, afirmando que a demanda reprimida chegava a marca de 11 mil consultas e exames em toda rede municipal.    

 “Sabemos das dificuldades para marcar uma consulta e um exame. Mas, o mutirão está surtindo efeito para avançarmos ainda mais na área da saúde, que é uma de nossas  prioridades de governo”. Enfatizou o prefeito Samuca Silva.

Policlínica da Cidadania oferece 25 mil atendimentos ao mês

A Policlínica da Cidadania, no Estádio Raulino de Oliveira, está realizando  mais de 25 mil consultas e exames por mês.Segundo a direção, são mais de 20 especialidades. Entre elas, estão: cardiologia; nefrologia; pneumologia; neurologia; gastroenterologia, hematologia; ortopedia; urologista; oftalmologia; alergista; dermatologia; Otorrinolaringologia, além de especialistas  na pediatria.   Samuca Silva fez questão de visitar os 22 consultórios da policlínica e conversar com os pacientes e médicos. Ele solicitou à secretária de Saúde que a prioridade seja um bom atendimento aos pacientes. “Eles já esperam muito tempo por uma consulta e exame. Então, a obrigação dos funcionários da saúde é que os tratem com educação e respeito. Quero que isso seja prioridade em toda a rede municipal de saúde”. A Policlínica conta com 65 médicos especialistas.    Atualmente, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o Centro de Imagem do Estádio faz, em média diária, 90 exames – mamografia; tomografia; ultra-som e raio-X. Todos eles são encaminhados pela rede municipal de saúde.

Samuca Silva visita Academia da Vida

Aos 80 anos, o aposentado Adão Pedro Chiles Cabral parou sua aula de teatro na Academia da Vida, no Estádio Raulino de Oliveira, para cumprimentar e elogiar o prefeito. “Que bom que o senhor (prefeito) teve a sensibilidade de continuar com a Academia da Vida”, disse o idoso, que logo após deu um forte abraço no chefe do Executivo. “Vamos continuar e avançar ainda mais”, respondeu  Samuca, que visitou as estrutura do projeto no Estádio.
Atualmente, 500 idosos com mais de 60 anos  são atendidos por dia,  em aulas de informática, de teatro e de artes, além de matérias multidisciplinares e atividades físicas – sempre acompanhadas por profissionais. “Isso aqui é minha vida. Faço amizades e ainda aprendo informática. Vi nascendo esse projeto do qual não pretendo sair tão cedo”, afirmou o aposentado Claudio Gomes da Silva, 69 anos, que frequenta a Academia da Vida há nove anos.