Advertisement

Samuca Silva é empossado como presidente da Junta Militar de Volta Redonda


Prefeito quer estruturar a Junta Militar e diz que o Exército é um aliado para inclusão dos jovens

Em cerimônia no Palácio 17 de Julho na manhã desta terça-feira, dia 4, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, foi empossado como presidente da 127º Junta Militar do município. A cerimônia foi realizada pelo coronel Fábio Cruz, chefe da 2ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar – Rio de Janeiro e Espírito Santo), e pelo capitão Joenio Goulart Barbosa, delegado do 15º DM (Delegacia Militar), responsável pelo Sul Fluminense. O evento também contou com a participação do secretário municipal de Administração, Carlos Rosa; do comandante da Defesa Civil, coronel Márcio Caetano; e do comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni; além do presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Dinho.

"É uma honra ser presidente da Junta Militar. Quero deixar uma marca positiva nesse período. Muitos dos nossos jovens precisam ser incluídos perante à sociedade e vejo as Forças Armadas como uma grande aliada nesse processo de inclusão. O que posso prometer, não ainda nesse ano, mas para o próximo, é estruturar melhor o serviço militar em Volta Redonda. Quero manter o que já está sendo feito e também quero ampliar a estrutura da junta militar”, disse o prefeito de Volta Redonda, em seu discurso. Samuca fica no mandato pelos próximos quatro anos.

"Quero parabenizá-lo pela posse. A cidade é um marco para o país. Aqui se iniciou a transição do país agrário para a industrialização, com a construção da CSN. Desejo sucesso e felicidade na sua nova missão”, disse coronel Fábio Cruz, que continuou: “O Serviço Militar foi idealizado por Olavo Bilac, um civil, em sua onda de patriotismo para participar da defesa do país para exercitar a disciplina, o companheirismo e a cidadania. Hoje ele é o patrono do Serviço Militar”, explicou.  Atualmente, segundo coronel, dois milhões de jovens se alistam por ano; dos quais, 5% (100 mil) servem ao Exército Brasileiro. “Não tenho dúvidas que a maioria dos jovens é voluntário”, acrescentou.

O delegado da 15ª Delegacia Militar, destacou a importância do Serviço Militar para todos os cidadãos brasileiros do sexo masculino. “Todos os cidadãos, acima de 18 anos e do sexo masculino, necessitam dos serviços da Junta Militar para tirar um passaporte, para se candidatar a um cargo público, para entrar num novo emprego. Para isso, eles têm que estar com o certificado de reservista”, enfatizou o capitão Joenio.