English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

quinta-feira, abril 20, 2017

Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro realiza atividades para democratização e fortalecimento do livro e da leitura

Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro realiza atividades para democratização e fortalecimento do livro e da leitura
Evento vai acontecer em Volta Redonda, entre os dias 24 e 25 de abril

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência da Leitura e do Conhecimento e do Sistema Estadual de Bibliotecas, vai realizar em Volta Redonda, entre os dias 24 e 25 de abril, o encontro regional do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro - SEB Itinerante. O objetivo é a promoção, democratização e fortalecimento do livro e da leitura e suas políticas públicas, na região Médio Paraíba. O encontro acontecerá na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, que fica na Vila Santa Cecília.

Duas oficinas de capacitação voltadas para assuntos básicos da Biblioteconomia e elaboração de projetos culturais em espaços de leitura, e a primeira plenária regional do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro (PELLLB-RJ), serão realizadas durante o evento.

O PELLLB-RJ tem como compromisso garantir a democratização do acesso ao livro e incentivo à leitura, utilizando como base norteadora o Plano Nacional do Livro. Para orientação desse plano, um Grupo de Trabalho da sociedade civil foi composto, por meio de uma votação online, onde foram eleitos seis representantes (titulares e suplentes) das três cadeias do livro (criativa, produtiva e mediadora). “As plenárias são encontros importantes para o momento de escuta com a população, sobre suas demandas e colaborações com o segmento literário”, informou a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes.

Não será necessária a realização de inscrições. Para participar basta ir ao local nos dias indicados. Serão entregues certificados a todos os participantes.

Programação

Dia 24 de abril
13h – Abertura do encontro SEB Itinerante

13h30 – Primeira plenária regional do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com a participação das cadeias criativa (escritores, ilustradores), produtiva (editores, livreiros) e mediadora (professores, mediadores de leitura, bibiotecários etc.) do livro.

17h – Encerramento.
Dia 25 de abril
9h - Oficina de Dinamização e Incentivo aos Espaços de Leitura - "Organização e Diversidade"
·         O que é biblioteca
·         Tipos de bibliotecas
·         A diferença entre biblioteca, arquivo e museu
·         A linha do tempo informacional
·         Estrutura e funcionamento da biblioteca
·         Espaço físico e ambiência de um espaço de leitura
·         Política de Desenvolvimento de Coleções
·         Organizações do acervo

12h – Almoço

13h – Oficina de Elaboração de Projetos em Espaços de Leitura
·         A biblioteca e as demandas da comunidade
·         O que é o projeto cultural
·         A elaboração do projeto
·         Formas de financiamento
·         O projeto cultural na prática

16h – Encerramento.