Advertisement

Barra Mansa sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul

Barra Mansa sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul
Na manhã desta quinta-feira, dia 25, aconteceu uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul no Parque de Saudade, em Barra Mansa, que contou com a presença de vários órgãos do setor.
O presidente do Comitê, o ex-prefeito de Pinheiral, José Arimathéa Oliveira, revelou que a plenária teve o objetivo de discutir projetos. “Fazemos cerca de três a quatro reuniões como essa por ano. Apresentamos e discutimos com os componentes as normativas e os projetos e analisamos sobre a evolução das ações. Hoje apresentamos o projeto Oficina Raio-X do esgotamento sanitário”.
Segundo o gerente de Unidade de Conservação da prefeitura de Barra Mansa, Douglas Muniz, o comitê é responsável por uma série de importantes ações. “O Comitê define os valores pela cobrança do uso da água, realiza estudos técnicos sobre recursos hídricos e financia projetos do setor”, revelou.
O secretário de Meio Ambiente do município, Claudio Cruz, o Baianinho, falou sobre as discussões desta plenária. “O objetivo deste encontro é discutir e programar medidas que visem a melhoria da qualidade de vida das águas da bacia hidrográfica e seus afluentes”.
Para o diretor executivo do Saae, Rodrigo Gonçalves, este clima técnico é muito importante para absorver novos conhecimentos. “Este ambiente técnico é muito bom, pois podemos trocar informações, copiar boas ideias visando à melhoria do Rio Paraíba e seus afluentes. O Saae possui uma cadeia na Câmara Técnica onde os agentes envolvidos se reúnem periodicamente para problemas e soluções técnicas que envolvam as bacias do Rio Paraíba do Sul”, concluiu.
Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos e tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica III do Estado do Rio de Janeiro que compreende a região constituída pela bacia do Rio Preto e pelas bacias dos rios afluentes do curso médio superior do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo, integralmente, os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras.