Advertisement

Fundação de Cultura de BM promove o programa de formação e qualificação cultural no PAC com cursos de arte, cultura e gestão

Fundação de Cultura de BM promove o programa de formação e qualificação cultural no PAC com cursos de arte, cultura e gestão
Na noite dessa quarta-feira (10), foi realizada a abertura da temporada de cursos de formação e qualificação previstos no Sistema Municipal de Cultura (Lei 4.602/2017)
 Em Barra Mansa, a reativação de mais um espaço de cultura na área central foi celebrada na noite desSa quarta-feira, 10 de maio. O PAC - Ponto de Ação Cultural, espaço importante para a história cultural barramansense, será um núcleo de formação e qualificação. A Fundação de Cultura de Barra Mansa – FCBM, em parceria com o Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, o PAC retomará sua programação cultural abrigando uma ação piloto do Programa de Formação e Qualificação Cultural, previsto no Sistema Municipal de Cultura (Lei 4.602/2016).
A abertura da temporada de cursos de capacitação em artes, cultura e gestão de jovens e adultos contou com a presença da Vice Prefeita de Barra Mansa Professora Fátima Lima, do Superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa Marcelo Bravo, a Coordenadora do setor de Formação da FCBM Alessandra Sudré, além da Diretora do Colégio Barão de Aiuruoca Sandra Emílio Procópio, professores, representantes e agentes culturais.
Na ocasião, o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa Marcelo Bravo, aponta a reativação do PAC como um marco histórico para a população barramansense.Nos últimos dez anos acredito que o PAC não foi ouvido, nem teve seus projetos atendidos, muito menos os incentivos adequados para fazer com que o acendesse da forma que merece e como sempre mereceu. As primeiras atividades práticas regulares do Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais serão realizadas aqui, no PAC. É um marco histórico de ocupação e ativação desse espaço para Barra Mansa. Neste encontro, há pessoas fundamentais e cruciais que precisavam testemunhar e prestigiar este momento”, concluiu Bravo.
 O Presidente da Associação Amigos do PAC, Marcos Marques, cita a importância da reativação do espaço e otimismo com o acervo de obras de artistas regionais. “Gostaria de agradecer essa reativação. Esse espaço é da cultura de Barra Mansa, da cultura regional. Esse ambiente não era assim, a casa estava completamente degradada. Sempre tentamos e lutamos por parcerias com a administração municipal, porém sem sucesso. Nós temos aqui um acervo importante com mais de 300 obras de artistas da região. Precisamos de um processo de restauração e não temos recursos. Com a sensibilidade do Prefeito Rodrigo Drable, hoje a gente fica extremamente satisfeito, e com compreensão também da Fundação de Cultura, porque a gente precisava implementar essas atividades aqui no PAC”.
 Durante a abertura, a diretora do CE Barão de Aiuruoca Sandra Procópio, contou que a parceria foi construída em prol de melhorias e mais oportunidades para os alunos.  “O que me despertou interesse pela ocupação do PAC foi a necessidade de valorização desse espaço voltado para alunos e professores. Mesmo a escola sendo do estado, os alunos são moradores do município. E essa proposta de realização de cursos de capacitação também para os alunos do Barão, será essencial. Além de capacitá-los para ingressarem no mercado de trabalho, será uma forma de mantê-los mais tempo focados - em períodos que não estão na escola -, com atividades pedagógicas e culturais, fomentando a cultura e educação na cidade.” E finalizou citando a ex diretora Jandira Reis, que marcou a construção do CE Barão de Aiuruoca em 1949. “Sempre tive muito carinho por esse espaço. A história da diretora e professora que morou nessa casa, Jandira Reis é muito bonita e emocionante. Estar aqui nesta noite é um resgate à contribuição que ela teve para a formação da cidade. Ao longo do tempo as adversidades tornaram mais difíceis a manutenção do local. Mas com parceiros como a Fundação de Cultura, uma luz se acendeu e nos deu esperança para desenvolver um projeto tão bonito como o Programa de Formação Cultural”.
 A coordenadora de Formação da FCBM Alessandra Sudré destacou a importância deste espaço para a população de Barra Mansa. “Fomentar a participação de professores e alunos a realizarem cursos de capacitação é a chave para abrir portas para uma intensa parceria com outros projetos e ações culturais envolvendo as pessoas no desenvolvimento local. Aproximar artistas, educadores, alunos e comunidade no espaço escolar, irá mobilizar forças, gerar diálogos e aprendizado de forma dinâmica e muito mais inovadora. Com toda a certeza, as pessoas que passarão por aqui depois desse programa não serão mais as mesmas, porque o conhecimento é transformador. O PAC voltará a ser o lugar da convergência entre educação e cultura, dois pilares importantes para a formação da cidadania de uma sociedade”, afirmou a coordenadora.
 Os cursos fazem parte do Programa de Formação e Qualificação previsto no Sistema Municipal de Cultura (Lei 4.602/2016). Escultura em Cerâmica e Argila; Contação de Histórias – Cultura Africana; Pintura em Tela e Tecido; e Política, Comunicação e Produção Cultural e Desenho Artístico estão disponíveis para inscrição por meio do formulário de inscrição pode ser acessado pelo link: https://goo.gl/forms/8OCn7xASPBPACkAu2.
As vagas são limitadas.

CURSOS OFERECIDOS

Escultura em Cerâmica e Argila
– Professor Nick Campos
Todas as terças: 14h às 17h
Contação de Histórias – Cultura Africana - Profª Maria Neide de Andrade e Valéria da S. Lima
Toda quarta-feira: 18h às 21h | de 16 de Maio à 25 de Julho

Pintura em Tela – Professora Mércia Campos
Todas as terças | Tarde/Noite
Comunicação, Produção e Políticas Públicas - Professor Marcelo Bravo
Toda quarta-feira | de 10 de Maio à 12 de Julho - 19h às 22h

Pintura em Tecido – Professora Stael
Toda segunda-feira: 18h às 20h

 Desenho Artístico – Professor Francis Marques
Previsto para fim de Maio | Tarde/Noite

Mais informações

cultura.formacao@barramansa.rj.gov.br (assunto: CURSOS CULTURA)
+ 55 24 2106-3530
Ou na sede da Fundação de Cultura (FCBM) no terceiro andar da prefeitura de Barra Mansa, de segunda à sexta de 08h às 17h.