Advertisement

Grupo de trabalho é formado para apontar as políticas públicas para a Defesa e Proteção dos Animais em Volta Redonda

Grupo de trabalho é formado para apontar as políticas públicas para a Defesa e Proteção dos Animais em Volta Redonda

Ideia surgiu depois do encontro do prefeito Samuca Silva com ONGs de Defesa e Proteção dos Animais 

O prefeito Samuca Silva recebeu nesta terça-feira, dia 23, representantes de três ONGs de proteção de animais de Volta Redonda (Vira Lata, Amigos dos Bichos e SPA), além da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Eles apresentaram ao chefe Executivo municipal propostas de políticas públicas que garantam o bem estar e a segurança dos animais de Volta Redonda. O encontro aconteceu no Palácio 17 Julho. Os principais pontos apresentados foram: Campanha de Educação; Castração; Adoção; e Fiscalização para evitar crimes contra os animais. 


“Nossa conversa com a prefeitura sempre era através do Ministério Público. Agora, já é um grande avanço ser recebido pelo prefeito”, destacou Liz Guimarães, diretora da ONG Vira Lata. A advogada Alexasandra Fernandes, presidente da comissão da OAB, complementou: “A judicialização é o último caso. Adotamos a prática do diálogo sempre”.        

Durante o encontro foi formado um grupo de trabalho para desenvolver os principais pontos da política pública e as diretrizes para a criação do Conselho de Proteção dos Diretos dos Animais. O grupo será formado por representantes das três ONGs; Ordem dos Advogados, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Educação; Planejamento; Saúde; Guarda Municipal e Delegacia Civil, além de três membros da sociedade civil. Todas elas terão titulares e suplentes. 

“Muitos políticos escondem o Plano de Governo quando são eleitos. Eu não. Guio as nossas ações de governo pelos compromissos que assumimos na eleição. E a política pública de Defesa e Proteção de Animais está no nosso plano”, disse Samuca Silva. A reforma administrativa, enviada semana passada à Câmara Municipal, prevê a criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

“Sabemos da atual dificuldade financeira. Muitas das nossas ações, porém, envolvem apenas boa vontade do poder público”, resumiu Igor Reis Mathias, diretor da ONG SPA. Para ele, o grande desafio é a conscientização da população. O prefeito Samuca Silva, por sua vez, deixou à disposição a Secretaria Municipal de Educação das ONGs para realizarem trabalhos preventivos. Ele também convidou as entidades a participarem da próxima edição da Rua de Compras, que acontecerá na Avenida Sávio Gama, no Retiro, na véspera do Dia dos Namorados (11 de junho).