Advertisement

Limpa Rio: 40% das obras do Rio das Pedras, em Penedo, foram concluídas

Limpa Rio: 40% das obras do Rio das Pedras, em Penedo, foram concluídas
O serviço é uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA e teve início no dia 03 de abril

Itatiaia, 18/05/2017 - O morador de Penedo que passa pelo Rio das Pedras nota a diferença: o rio está ficando mais largo. Isso porque a obra de desassoreamento continua dia a dia com o objetivo de proporcionar um melhor escoamento das águas em época de chuva.
Segundo o secretário de Obras da Prefeitura de Itatiaia, Carlos Alberto de Barros Soares, a obra chegou a uma marca de 40% concluída e segue o cronograma desenvolvido junto com o Inea.
- O andamento desta obra está mais avançado do que o esperado. O que antes era só um metro, ou dois, de passagem de água pelo rio, hoje são aproximadamente 6 a 8 metros de largura. Tem trechos que é mais, chegando até 10 metros de largura. Estamos fazendo o processo de desassoreamento do rio dia a dia e buscando trazer a tranqüilidade para os moradores que temem os dias de chuva por conta da cheia do Rio das Pedras – declara o secretário de Obras.
O serviço, uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA teve início no dia 03 de abril e tem a finalidade fazer a manutenção e limpeza do leito e margem do rio, um dos mais importantes para o município.
- Essa obra está avançando além das expectativas. Estamos atuando agora na área central de Penedo aonde está localizado a maioria das residências. Vamos melhorar ainda mais o sistema de escoamento das águas em dias de chuva. Queremos proporcionar melhorias satisfatórias para o cidadão – pontua Eduardo Guedes, o Dudu.
A dragagem faz parte do Programa “Limpa Rio”, do Governo do Estado, que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua. As obras compreendem toda a sua extensão do Rio das Pedras, totalizando aproximadamente 4 km de comprimento. A expectativa é que o trabalho seja concluído em até 60 dias.