Advertisement

OAB de Barra Mansa realiza Roda de Bate Papo

OAB de Barra Mansa realiza Roda de Bate Papo

Evento será em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em memória a uma menina de oito anos de Vitória (ES), que em 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. O caso teve uma grande repercussão e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes na época.
Este ano, para lembrar a data, a Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB de Barra Mansa organizará uma Roda de Bate Papo sobre o assunto, que acontecerá no dia 17 de maio, às 14h, na Casa do Advogado, no Centro. Segundo a presidente da Comissão, Maria Cristina da Silva, outras 17 instituições foram convidadas para participar do evento.
- Convidamos o Conselho Tutelar, o Creas, a Polícia Militar, a Delegacia de Polícia Civil, o Ministério Público, o juizado, o Lar Acolhedor, as secretarias de Assistência Social e Educação, entre outras. Nosso objetivo é elaborar uma carta aberta e direcionar para as autoridades municipais a realidade do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em Barra Mansa – comentou.
Maria Cristina ainda fez um comparativo entre abuso e exploração sexual e revelou que os dois casos estão presentes no município. “Segundo relatos, existem casos de exploração sexual no Centro da cidade e às margens da via Dutra, de homossexuais homens contra adolescentes meninos de 12 a 17 anos. Já o abuso sexual, muita das vezes acontece dentro das casas por familiares”, informou, acrescentando que a família, assim como a escola, tem um papel importante em detectar e denunciar estes crimes.
Já no dia 18, a Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB e o Conselho Tutelar realizarão uma ação de panfletagem na Praça da Igreja Matriz, no Centro, às 13h, onde estarão explicando a diferença entre abuso e exploração e também em como denunciar estes casos. “De cada dez crianças que são abusadas, apenas uma faz a denúncia. Queremos mostrar que este crime existe e que não pode ficar impune”, revelou Maria Cristina.
Outra ação que será realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será um concurso de redação e desenho sobre o tema, que acontecerá no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, onde os vencedores receberão tablets como prêmio.
O presidente da OAB, Noé Garcêz, enfatizou que este crime pode provocar graves consequências nas vítimas. “A sociedade precisa estar atenta e denunciar tais práticas, assim como as autoridades precisam viabilizar políticas públicas preventivas. Com união de esforços e ações que visem conscientizar e reprimir o abuso sexual contra nossas crianças, poderemos vencer este mal que destrói sonhos e provoca consequências nefastas a vida adulta”, concluiu.

Serviço:
Roda de Bate Papo em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Data: 17.05.2017
Horário: 14h
Local: Casa do Advogado – Rua Cristóvão Leal, nº 65, Centro – Barra Mansa.   

Serviço 2:
Panfletagem
Data: 18.05.2017
Horário: 13h
Local: Praça da Igreja Matriz - Centro - Barra Mansa.