Advertisement

Parceria entre prefeitura de Barra Mansa e Instituto Votorantim começa nesta segunda-feira Iniciativa visa contribuir para a melhoria da educação pública no município; Temática será sobre gestão pedagógica inclusiva


A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, confirmou a parceria com o Instituto Votorantim de São Paulo, que irá oferecer um projeto para formação e acompanhamento dos gestores escolares, em busca de melhores resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O grupo de especialistas da empresa realizará esta qualificação entre os dias 15 e 18 de maio, sem custo para os cofres municipais. O evento de abertura acontecerá segunda-feira (15), às 8h, no Sest Senat.
Segundo o gerente de Educação Básica do município, Danilo de Assis Rodrigues, o trabalho desenvolvido pelo Instituto Votorantim será dividido em três grupos de trabalho. “Essa parceria oferece várias temáticas e uma assessoria para nossos gestores. A qualificação será dividida em três etapas: uma para membros da secretaria de Educação, outra para gestores de 15 escolas e a última para a mobilização, como pais e comunidade, por exemplo,”.
Danilo acrescentou que os encontros acontecerão em lugares distintos. “Teremos atividades no Sest Senat, na prefeitura e também no colégio municipal Marcelo Drable”, revelou, acrescentando que o grupo do Instituto Votorantim retornará outras três vezes ao município.
- O grupo retornará em junho, setembro e novembro para dar sequência nesta qualificação presencial, mas também haverá continuidade do projeto a distância, de forma online – revelou.
O gerente Danilo frisou a importância de debater o tema inclusão no ambiente escolar. “Nosso objetivo é fazer que as escolas trabalhem com todas as diferenças, sempre com o respeito em primeiro lugar. É uma grande oportunidade de formação que os gestores terão nas unidades de Barra Mansa”.
Meta é aumentar a nota do Ideb
O último resultado divulgado da avaliação das escolas públicas de Barra Mansa pelo Ideb foi em 2015. Os anos iniciais obtiveram a nota 5,9. A projeção para o ano de 2021 é 6,6. Já para os anos finais, a média foi 5,3, com projeção de média 6,0 em 2021. A intenção da Secretaria de Educação é conseguir atingir essa projeção num prazo mais curto. “Queremos expandir num prazo menor do que esse mesmo entendendo que para a educação os resultados aparecem em médio e longo prazo”, revelou a secretária de Educação Flávia Sampaio.