Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda implanta melhorias no atendimento das Unidades Básicas de Saúde

Secretaria de Saúde de Volta Redonda implanta melhorias no atendimento das Unidades Básicas de Saúde
Agilidade no agendamento das consultas é a principal melhoria

A partir da próxima segunda-feira, dia 29 de maio, as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) passarão a agendar consultas e a realizar todos os atendimentos, das 7h às 17h. Antes, os procedimentos eram realizados com horários pré-estabelecidos pela unidade. Entre os serviços prestados nas UBSF estão: curativos, aferição de pressão, retirada de medicamentos, medição de glicose, agendamento de consultas, entre outros. Com a mudança os pacientes serão atendidos para procedimentos a qualquer momento em que comparecerem às unidades. A iniciativa da secretaria de Saúde de Volta Redonda é justamente agilizar o atendimento à população, evitando que as pessoas formem filas ou madruguem para conseguir atendimento.
                                                                                                                          
“Essa mudança está pautada nos princípios norteadores do SUS (Sistema Único de Saúde), no que diz respeito à universalidade, equidade e integralidade. A população merece todo nosso respeito e ser atendida com qualidade, acolhimento e segurança. Nós investimos na compra de 12 carros e em breve, vamos resgatar também as visitas médicas domiciliares”, disse a secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury. 

As melhorias também incluem investimentos na infraestrutura das unidades. “Em breve, serão instalados, em todas as UBSF, bebedouros novos e ar condicionado. Além disso, a SMS vai uniformizar as equipes, e todos os funcionários passarão a ter crachás de identificação. Estamos investindo na saúde da população e vamos fortalecer, cada vez mais, as unidades básicas e também os profissionais que lá trabalham”, explicou a secretária.

Outra mudança realizada pela SMS, nas UBSF, foi à frequência das reuniões com as equipes. Antes, as UBSF´s eram fechadas, uma vez por semana, no período da tarde, para reuniões de trabalho e análises de pacientes. “Após uma avaliação, nós alteramos a frequência dessas reuniões, que são importantes para o bom desenvolvimento dos trabalhos, mas entendemos que realizá-las a cada quinze dias vai contribuir para aumentar o número de consultas. Com essa mudança, nós vamos atender a uma média de 24 mil consultas médicas a mais por ano, somando o atendimento de todas as unidades”, informou Márcia Cury.  

De acordo com a secretária de Saúde, o objetivo das mudanças nas UBSF´s é também fortalecê-las, tanto na parte de estrutura, quanto de atendimento, visando “desafogar” os dois hospitais públicos de Volta Redonda (Hospital Municipal Dr. Munir Rafful e Hospital São João Batista).