Advertisement

Segunda edição do Projeto Afrosaberes Erê acontece nesta quarta-feira, 24

Segunda edição do Projeto Afrosaberes Erê acontece nesta quarta-feira, 24

Alunos da Escola Municipal Alderando Casalli Marques participam de manhã interativa no centro histórico da cidade

Uma aula sobre história e cultura afro no parque central da cidade é um acontecimento muito comum nos países mais desenvolvidos do mundo. Mas, em Barra Mansa esse fenômeno também pode ser vivenciado, através de profissionais voluntários, do Projeto Afrosaberes Erê, que buscam a interatividade por meio de diversas atividades culturais afro para crianças. O projeto desenvolvido quinzenalmente pela Coordenadoria de Formação da Fundação de Cultura de Barra Mansa – FCBM, recebe nesta quarta, 24 de maio, alunos da Escola Municipal Alderando Casalli Marques, do bairro Santa Isabel. A manhã interativa acontecerá no Corredor Cultural.
O projeto Afrosaberes Erê teve sua primeira edição em abril, com atividades de contação de histórias, roda de capoeira e de samba, oficina de turbantes e os bonegritos desenvolvidas num circuito no Corredor Cultural, começando no Coreto do Parque Centenário (Jardim das Preguiças) e finalizando no Palácio Barão de Guapy. Essas mesmas iniciativas acontecerão na edição do evento.
No Coreto do Parque Centenário, as professoras Maria Neide e Valéria da Silva, especialistas em contação de histórias pela UFRRJ, remontarão histórias africanas como forma de valorização da etnia negra, contribuindo para a formação cultural brasileira. Em seguida, os alunos participarão da roda de capoeira e de samba com o grupo Berimbau Dourado no Corredor Cultural. Encerrando a manhã interativa com técnicas de turbantes no Palácio Barão de Guapy, realizada pela estilista Karine Negrita.
 O PROJETO - Erê vem do Yorubá Iré e significa ‘criança’. Por isso o subtítulo dessa edição do projeto. A Fundação de Cultura de Barra Mansa desenvolveu o Projeto Afrosaberes na Estação das Artes para jovens e adultos entre os meses de fevereiro e março, com atividades culturais de matrizes africanas. Faltava compartilhar também o evento com o público infantil, ocupando os edifícios históricos com novas ações culturais e formativas.
O projeto está sendo desenvolvido quinzenalmente com alunos das escolas municipais e particulares da cidade. As escolas interessadas devem entrar em contato com a Fundação de Cultura de Barra Mansa para agendamentos, através do telefone  (24) 2106-3491.