Advertisement

249 e Ponte Alta recebem ações do MOVI nesta quarta-feira

249 e Ponte Alta recebem ações do MOVI nesta quarta-feira
Secretaria de Saúde e Suser dialogam com a população

Cumprindo o objetivo de estar em constante diálogo com a comunidade, a secretaria de Saúde de Volta Redonda e a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) realizaram nesta quarta-feira, dia 14, ações relacionadas ao MOVI (Movimento Vida Interativa), lançado pela prefeitura e que envolve todas as secretarias municipais, autarquias e órgãos públicos de Volta Redonda.
Na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro 249, uma roda de conversa com o tema ‘Prevenção do Câncer de Mama’, foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 14. O evento começou às 14h e contou com uma palestra sobre o assunto comandada pela psicóloga da Policlínica da Mulher, Magda Ferreira Vilela, e pela enfermeira Elisângela Marcelo, onde várias cadeiras foram colocadas em círculo para debater o tema.
“Toda promoção de ações com a intenção de espalhar conhecimento sobre prevenção ajuda. O nosso objetivo é exatamente esse, fazer um trabalho educativo, destacando a importância da realização de todos os exames nas mulheres”, disse Magda.
A aposentada Francisca Lima Araújo, de 68 anos, moradora do bairro, foi até a unidade e não se decepcionou. “É sempre bom se manter informada sobre um assunto tão alarmante e importante, que é o câncer de mama, responsável por atingir as mulheres, em sua maioria. Alguns amigos e familiares comentam sobre as pessoas próximas que já tiveram esta triste doença”, ressaltou.
A secretaria municipal de Saúde ainda realizou nos bairros atendidos nesta primeira fase do MOVI, oficinas e palestras sobre ‘Plantas Medicinais’, ‘Planejamento Familiar’ e ‘Álcool e Drogas’. A que abordou o tema Plantas Medicinais foi uma das que mais chamou a atenção da comunidade. “É preciso estar atento ao tipo de planta que temos em casa. Algumas são tóxicas ou venenosas e representam perigo não só para crianças, mas também para os animais”, comentou a coordenadora da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares da secretaria de Saúde, Fabíola Angelita Bastos Martins. 
Já a Suser realizou uma campanha de Educação no Trânsito na Via Sérgio Braga, na altura do bairro Ponte Alta. O coordenador de Educação no Trânsito,  João Velloso, acompanhado de quatro estudantes de duas turmas do 9º ano do Colégio Municipal Professora Themis de Almeida Vieira, fizeram uma panfletagem para motoristas e pedestres. O objetivo é a conscientização de quem está na direção e, principalmente, para os pedestres, que devem ajudar a melhorar o trânsito”, concluiu Velloso.