Advertisement

AABB COMUNIDADE PREPARA JOVENS PARA O FUTURO

AABB COMUNIDADE PREPARA JOVENS PARA O FUTURO

Cem estudantes participam das oficinas gratuitas oferecidas pelo programa. Destaque é a equipe de natação, que conquistou quatro medalhas em 2016.

Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos incompletos, utilizando para isso o esporte, a educação, a cultura, o lazer e a cidadania. É desta forma que o programa AABB Comunidade, desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil, está transformando a vida de 100 estudantes de Resende, todos oriundos de escolas públicas do município.

Completando 12 anos de funcionamento na cidade, o programa, que busca a integração entre a família, a escola e a comunidade, oferece diversas atividades gratuitas para os estudantes, como oficinas de cultura e artes; cuidado socioambiental; comunicação e tecnologia da informação; direitos humanos e cidadania; além de atividades voltadas para a iniciação esportiva. Neste campo são oferecidas aulas de vôlei, handebol, futsal, tênis de mesa e até natação – modalidade na qual a equipe da AABB Resende vem se destacando no cenário regional nos últimos meses com a conquista de quatro medalhas, em apenas duas competições.

Na primeira delas, realizada em Resende, a equipe da AABB Comunidade levou para casa uma medalha de ouro e uma de bronze, ambas na categoria mirim. Já na segunda competição, realizada em Volta Redonda, os resultados foram uma medalha de prata e uma de bronze, nas categorias mirim e juvenil.

De acordo com a coordenadora do programa, Claudete Fonseca da Silva, as aulas de natação são realizadas duas vezes por semana: um dia para todos os alunos do programa, e um dia somente para a equipe de nadadores, formada pelos alunos que mais se destacaram durante as aulas normais. Além dessas oficinas, os estudantes também têm aulas diárias de reforço escolar e participam de projetos extras, como o Monitores, onde os alunos mais velhos auxiliam os mais novos; Na Medida, no qual um grupo de psicólogos trabalha questões de comportamento; e Jovem Montanhista, desenvolvido por um grupo de montanhismo com 15 integrantes do programa.

- Para desenvolver todas essas atividades, contamos com uma equipe formada por 12 profissionais, além de vários parceiros que acreditaram na proposta do programa e se integraram ao nosso trabalho, cujo objetivo maior é promover o desenvolvimento integral de nossos alunos, estimulando a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos – disse a coordenadora.

Como participar – Para participar do AABB Comunidade, é preciso ter entre 6 e 18 anos incompletos, estar matriculado e frequentando regularmente uma escola pública e ser oriundo de família de média ou baixa renda. O programa também recebe crianças e adolescentes de estado de vulnerabilidade, encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo Conselho Tutelar.

As atividades do AABB Comunidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h30 e das 13 às 17h, são desenvolvidas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, localizada na Av. Juscelino Kubitschek, na Itapuca.