Advertisement

Até sexta-feira Itatiaia tem atividades da Semana de Combate às Drogas

Até sexta-feira Itatiaia tem atividades da Semana de Combate às Drogas

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Ordem Pública, e em parceria com a Associação Pró-Coalizões Comunitárias Anti Drogas de Itatiaia, realizou ontem, segunda-feira (26), a abertura das atividades da Semana de Combate às Drogas no município que segue até essa sexta-feira (30).

Uma ação de conscientização contra a venda de bebidas alcoólicas para menores foi feita na parte da manhã, no centro da cidade, com distribuição de panfletos para a população e visita aos estabelecimentos comerciais.

- O objetivo dessa ação é conscientizar tanto a população, quanto os comerciantes, para não venderem bebidas alcoólicas aos menores porque o uso de drogas geralmente começa com o consumo de bebidas – destacou o Secretário de Ordem Pública, Carlos César de Paula.

Fiscais de postura, agentes da Guarda Municipal, membros do Desafio Jovem Mão Do Anjo e a equipe Associação Pró-Coalizões fixaram nos estabelecimentos um adesivo com as informações sobre a lei que proíbe a venda e o fornecimento de álcool para menores.

- Aqui nós já temos um cartaz falando sobre essa proibição e agora o adesivo vem para reforçar a posição do nosso estabelecimento. Tem dias q chega alguma criança aqui querendo comprar cigarro e diz que é para os pais, então eu a mando voltar pra casa e avisar que é para um adulto vir buscar. Da minha parte o que eu puder fazer, irei fazer – comentou o comerciante Moacir Moreira.

A Semana de Combate as Drogas acontece até sexta-feira, 30 de junho, em vários pontos da cidade.

- A associação fez uma pesquisa nas escolas e nós constatamos que nossas crianças, adolescentes e jovens estão fazendo uso muito cedo do álcool, por isso estamos fazendo essa visita aos comerciantes, para reforçar que a lei deve ser cumprida – explicou Adriana Arantes Marques Carvalho, Coordenadora da Associação pró-coalizões comunitárias antidrogas.

A parte da noite foi composta de apresentação da banda católica Anjos das Ruas e de uma palestra com o tema “É tempo de Recomeçar” ministrada por David Fernandes, fundador da Missão Metanóia.

- Acho muito importante essas ações pela cidade, pois tive exemplos próximos a mim que tiveram problemas com bebidas quando ainda eram novos. O comerciante muitas vezes quer lucrar e acaba esquecendo-se de cumprir a lei, por isso é necessário existir fiscalização. É preciso ter essa consciência em casa também e não pedir para crianças comprarem cigarros e bebidas – contou Daniela de Paula, moradora do Jardim Paineiras.

Programação:

28/06 (quarta-feira)
Palestra: “Prevenção às drogas e a importância da família nas relações com os dependentes químicos”
Palestrantes: Pr. Jorge Corrêa e a Psicóloga Rosana Perez
Local: Plenário da Câmara Municipal de Itatiaia (Av. dos Expedicionários, 205, Centro)
Horário: 19h

30/06 (sexta-feira)
Tarde de atividades com palestras, dança e teatro
Local: Quadra da Associação de Moradores da Vila Esperança (Rua Juliana Campos Neves, s/n,Vila Esperança)
Horário: a partir das 15h