Advertisement

Barra Mansa está em fase de ajustes finais para implantação do Regin

Barra Mansa está em fase de ajustes finais para implantação do Regin
Objetivo é facilitar e agilizar o processo de abertura de empresas, atraindo  investidores para o município; operacionalização do Regin está previsto para setembro
Barra Mansa dá mais um passo no processo de desburocratização empresarial. Na tarde desta quinta-feira, dia 1º, a prefeitura se reuniu com o Sebrae e a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). O objetivo do encontro foi fazer os últimos ajustes da implantação do Regin, que fará com que o município integre também o sistema Redesimples, que simplifica a legalização e registro de empresas e negócios. A previsão é de que até o início de setembro o sistema esteja operacionalizando.
O Regin é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas, que são Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras.
“Com o Regin, Barra Mansa passa a fazer parte da Redesimples. E o objetivo dessa integração é atrair mais empresas para o município”, destacou o consultor do Sebrae, Edir Maurício Moreira.
A Redesimples é um sistema que tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de formalização de empresas, ao promover a integração entre Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, órgãos de licenciamento, prefeituras e demais entidades envolvidas na formalização de empresas. O objetivo é estabelecer uma entrada única de dados cadastrais e documentos, extinguir a duplicidade de exigências feitas aos empresários e classificar as atividades empresariais de baixo risco, que poderão ser legalizadas sem necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Fazenda, Leonardo Salazar, a implantação do sistema ajudará muitos profissionais que pretendem abrir ou fechar um negócio, diminuindo a burocracia e o tempo gasto para isso. “É um avanço para o município que, com certeza, tem muito a ganhar”, afirmou.
Além de oferecer mais agilidade e menos burocracia, o novo programa não terá custo para os cofres municipais, já que é um serviço disponibilizado pela Jucerja, em parceria com o Sebrae.
O encontro foi realizado no auditório do Campla e reuniu as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Ordem Pública, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Desenvolvimento Rural.