Advertisement

Barra Mansa inicia campanha educativa de trânsito

Barra Mansa inicia campanha educativa de trânsito
Projeto ‘Respeito ao Pedestre e ao Ciclista’ terá uma série de ações orientativas e preventivas
A Guarda Municipal de Barra Mansa, através do PET (Programa de Educação no Trânsito) e em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 22, na Avenida Joaquim Leite, a primeira ação educativa de trânsito com o tema ‘Respeito ao Pedestre e ao Ciclista’. Ciclistas e guardas realizaram panfletagem e orientação aos motoristas que passavam pelo local com informações sobre as leis e a sinalização de trânsito. O projeto teve o apoio do Sest Senat e contará ainda com uma série de ações propositivas sobre o tema.
De acordo com o comandante da Guarda, Joel Valcir, o objetivo do trabalho é fazer com que os motoristas respeitem os ciclistas e também os motociclistas no trânsito, cumprindo as leis existentes. “É uma questão de educação e conscientização, para que os motoristas comecem a visualizar as bicicletas como meio de transporte e que existem regras de trânsito para o uso das mesmas”, disse.
O gerente de Juventude, Esporte e Lazer, Marco Antônio Cambraia, destaca que explorar a sinalização para o uso de bicicletas já insere no pensamento dos motoristas a importância do respeito por esse meio de transporte no trânsito. “Muitos motoristas não sabem, por exemplo, que a distância de segurança ao ultrapassar um ciclista é de um metro e meio, e isso faz parte do Código de Trânsito Brasileiro. Por isso é importante orientar e informar”, destacou.
Próximas ações do ‘Respeito ao Pedestre e ao Ciclista’
No próximo domingo, dia 25, o projeto ‘Pedala Barra Mansa’, realiza um passeio ciclístico do Centro até o distrito de Rialto, seguindo um percurso de 15 quilômetros. A concentração será às 8h30 no Parque da Cidade, com expectativa de participação de aproximadamente 300 ciclistas. Podem participar também pessoas que não quiserem pedalar, mas queiram assistir os vídeos educativos voltados para a prática do ciclismo.
De acordo com Cambraia, serão realizadas ainda neste projeto colocação de placas de sinalização em vias compartilhadas entre veículos automotivos e bicicletas; distribuição de adesivos para carros, com informação sobre distância mínima a ser mantida e busdoor nos ônibus que circularão pela cidade, informando a população sobre a existência da artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro.
 “Essas ações visam harmonizar o trânsito entre bicicletas e automóveis, educando a população para o melhor convívio, melhorando a qualidade de vida, proporcionando um pedal seguro e preparar a cidade para o projeto da ciclovia Barra Mansa x Angra, que certamente colocará Barra Mansa no contexto mundial do cicloturismo”, destacou Cambraia.
Fotos: Paulo Dimas