Advertisement

Câmara de Itatiaia concede Moção de Aplausos à Escola Campo Belo

Câmara de Itatiaia concede Moção de Aplausos à Escola Campo Belo
Homenagem foi concedida pela Comissão de Meio Ambiente de iniciativa do vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB)

Itatiaia, 14/06/2017 - O trabalho que a equipe diretiva e os professores da Escola Municipal Campo Belo, de Itatiaia, vem realizando com os alunos – em especial projetos educacionais relacionados a importância de preservar o Meio Ambiente - foi reconhecido na Câmara Municipal na sessão plenária de ontem (13). A oferta da ‘Moção de Aplausos’ foi concedida pelo vice-presidente da Casa e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB).
Para receber o título, a diretora adjunta, Tânia Torres, e as professoras Renata Andrada da Silva e Marcele Franco Gomes Pereira, esteve presente na Câmara.
No mês que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a unidade escolar celebrou a data com a temática no intuito da valorização do Meio Ambiente. A Escola Campo Belo promoveu uma exposição de cartazes com o tema: “Pequenas ações que podem salvar o planeta”; Palestra sobre a importância da mata ciliar para a sobrevivência dos rios; e o concurso de fotografias.  
- Temos que reconhecer o que vem dando certo desde sempre no município, que passam despercebidos por nós. O relevante serviço que a Escola vem prestando à comunidade fortalece um excelente trabalho que vem colaborando com o crescimento do município. Iniciativas como essa, de valorização do Meio Ambiente, é preciso sempre ser destaque – pontua o vereador Vaninho.
Para a diretora ajunta do Campo Belo, Tânia Torres, o trabalho que a escola realiza é de ‘sensibilização e conscientização’.
- Esse trabalho com as crianças é muito importante. Na verdade, é um trabalho de sensibilização e conscientização porque percebemos que os alunos vão fazer a diferença. O futuro de Itatiaia está nas mãos das nossas crianças - avaliou Tânia. 
Reconhecimento pela Moção
A Escola Campo realiza há, pelo menos, sete anos desenvolve um trabalho de preservação juntamente com os alunos do Rio Acará, um dos principais rios de Itatiaia. Segundo a professora de Ciência, Renata Andrada da Silva, é importante valorizar o trabalho realizado pela Escola para tornar como exemplo a ser seguido. Renata disse que o caminho para garantir a preservação do Meio Ambiente é pela Educação.
- É muito importante valorizar a questão ambiental dentro do nosso município. Nós já realizamos um trabalho longo com a questão dos rios. Nós fizemos um trabalho no Rio Acará, que é um rio da nossa região. É importante valorizar esse trabalho até porque isso pode ser seguido também para outras escolas. Itatiaia tem um manancial maravilhoso e nós precisamos cuidar dele. O caminho é por meio da educação - disse Renata Andrada, orgulhosa por receber a moção.
A colega de trabalho, Marcele Franco Gomes Pereira, que é professora de Português, História e Geografia, destacou a necessidade de incentivar as crianças a preservarem o meio ambiente.
- O colégio está bem integrado com essa questão do Meio Ambiente. Nós estávamos até participando do projeto chamado ‘Douradinho’, que também evidencia a questão dos rios para se proteger e multiplicar. Eu acho que se nós conseguimos multiplicar isso para outros colégios vai ser um ganho muito importante para o município de Itatiaia, porque nós somos agraciados por esse manancial da Serra da Mantiqueira, tantas cachoeiras e afluentes. Nada mais justo que nós ensinarmos as crianças a preservarem a natureza e principalmente a mata ciliar que tem sido devastada. A gente percebe que as construções vêm sendo feitas de forma desordenada. Então, quanto mais conscientizar os alunos, a gente vai preparando e preservando a cidade para o futuro - comentou Marcele.