Advertisement

Casa da Cultura abre exposição sobre os 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia



Itatiaia 29/06/2017 - As belezas naturais do Parque Nacional de Itatiaia podem ser conferidas na Exposição “Parque Nacional do Itatiaia: 80 anos educando para a vida”. A mostra, que celebra o aniversário do primeiro Parque Nacional do Brasil, foi aberta na noite de ontem (28), na Casa da Cultura de Itatiaia, no Centro, com a presença de autoridades e convidados. 

Com a curadoria do professor e biólogo Luiz Sérgio Sarahyba, a exposição reúne mais de 50 peças como fotografias, painéis, posters e banners que apresentam um pouco da diversidade, como a vida animal e a vegetação da unidade de conservação. O acervo da exposição possui obras de vários artistas nacionais além de informações dos projetos educacionais e das belezas naturais do Parque que é o primeiro Parque Nacional do Brasil.

O assessor da Casa da Cultura, Rafael Fioratto agradeceu o trabalho de todos os envolvidos na organização e falou da importância de sediar a exposição em homenagem ao Parque.

– Convido a todos para visitar a exposição e ressalto que a partir dessa mostra que inicia vamos trazer muitas outras. Agradeço essa bela iniciativa que estamos recebendo durante o mês e quero também reforçar a importância de Itatiaia se reconhecer através de suas belezas naturais. Essa exposição tem muito a ver com a nossa política cultural e por isso agradeço todos os envolvidos, pois com certeza vamos colher bons frutos – disse Fioratto.

Para o curador da exposição, Luiz Sérgio Sarahyba, um dos objetivos da exposição é desenvolver uma consciência ambiental para a Conservação do Parque Nacional.

 - Essa é uma exposição que apresenta diversos olhares do Parque Nacional de Itatiaia, por diversos artistas e também tudo aquilo que representa os programas educacionais do Parque. O nosso objetivo é que essa exposição, com a marca da Prefeitura de Itatiaia, passe por todo entorno do Parque, por todos os lugares para que naturalmente possamos criar uma rede de proteção e uma aliança na conservação do Parque Nacional do Itatiaia.  Que essa exposição também possa representar o cidadão de Itatiaia numa aliança, para que as crianças, os jovens e os adultos possam desenvolver responsabilidades com a conservação do Parque Nacional  - frisou o curador.

Durante o evento o público pode conferir ainda uma apresentação de violino com o professor Moises e o aluno Bruno, ambos do Projeto “A Música Venceu”, uma iniciativa da Fundação Bachiana em parceria com a Jaguar Land Rover. Voltado para estudantes da Rede Municipal de Ensino, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Itatiaia e acontece na Casa da Cultura.

A abertura da Exposição contou com a presença do prefeito Eduardo Guedes, do vice-prefeito Sebastião Mantovani, do presidente da Câmara, Wander Leite Gomes, do vice-presidente do Legislativo, Silvano Rodrigues (Vaninho), dos vereadores Andréa de Carvalho (Andréa do Dilino), José Adelson Rodrigues (Toroca), João Márcio Albino (João Márcio) e Eduardo Pedreira (Dudu Pereira). Também participaram do evento o Diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzinski, o chefe substituto do Parque,Leonardo Cândido e o vice-diretor da Associação Educacional Dom Bosco, Antônio Carlos Esteves.

A mostra pode ser visitada até o dia 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. A entrada é gratuita e a Casa da Cultura está localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro da cidade.