Advertisement

Destacamento do Corpo de Bombeiros de Itatiaia comemora aniversário de 1 ano na cidade

Destacamento do  Corpo de Bombeiros de Itatiaia comemora  aniversário de 1 ano na cidade

      

Itatiaia 26/06/2017 - O Destacamento de Bombeiro Militar 1/23 de Itatiaia realizou na minha desta segunda-fera (26) uma cerimônia em comemoração ao 1° aniversário da corporação. O evento aconteceu na sede da corporação, na Rua Lauro Mendes Bernardes, 700, Jardim Itatiaia. 

Durante o evento o Prefeito, Eduardo Guedes, o Dudu, recebeu uma placa de homenagem das mãos do comandante do Destacamento, 1º Tenente BM, Douglas Ferreira de Souza, que na oportunidade reforçou o compromisso do Corpo de Bombeiros com a cidade.   

 - Faço questão de frisar que nesse um ano de criação já conseguimos atender mais de 400 solicitações dos mais diversos tipos de socorros, sendo uma grande maioria de ocorrências de incêndios florestais e colisões de veículos. Ressalto que o trabalho realizado pela corporação se dá com muito afinco e determinação e todos buscam sempre o objetivo maior de prestar um bom serviço a população -  disse o comandante.

Para o Prefeito Eduardo Guedes, ter um destacamento na cidade tem sido fundamental para a segurança dos moradores e o evento de um ano consolida ainda mais a corporação na cidade.

 - O Corpo de Bombeiros é uma corporação muito valorosa que temos no Estado do Rio de Janeiro e para Itatiaia é uma honra ter um destacamento como esse. Nós sabemos da grande importância que tem a corporação, porém muitas pessoas só passam a saber o verdadeiro significado de ter um corpo de bombeiros na cidade, naquele momento de angustia e  aflição. Quero lembrar ainda que sempre fomos bem atendidos em Resende, mas nada melhor para gente do que ter a corporação no município, até mesmo pela localização aqui perto do Parque Nacional, disse o Prefeito.

Sobre a homenagem recebida, o Eduardo Guedes disse estar muito feliz e honrado.

 - Estou realmente lisonjeado por de ter recebido essa homenagem tão especial e quero mais uma vez destacar que a prefeitura esta  de portas abertas para todas as parcerias, e nesse caso, em especial com o Corpo de Bombeiros, finalizou Dudu.
  
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Sebastião Mantovani,da deputada estadual, Ana Paula Rechuan, do Comandante do 23º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Weselen Brasil Lopes, do Secretário de Ordem Pública, Carlos César de Paula ,do comandante da Guarda Municipal, Edson Bento Expedito, dos vereadores José Adelson (Toroca), João Márcio, Andrea do Dilino, Anderson da Saúde, Leonardo Seixas e também de autoridades civis e militares e  bombeiros militares.

Destacamento de Bombeiro Militar 1/23 de Itatiaia

 O posto avançado de Bombeiro Militar 1/23 de Itatiaia foi inaugurado em 27 de junho de 2016 ​e em 26 de agosto do mesmo ano o governador do Estado por meio do decreto nº 45.741 criou o primeiro Destacamento de Bombeiro Militar 1/23 de Itatiaia. Atualmente a corporação conta com um efetivo de 20 militares e somente esse ano já prestou em torno de 130 socorros, sendo captura de serpentes e colisões de veículos as ocorrências mais comuns.

A escolha do município para sediar foi fruto de estudos realizados, dando prioridade às áreas mais sensíveis. Para a construção da unidade, a Prefeitura cedeu um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados. A área operacional do Destacamento se estende de Penedo a Engenheiro Passos, incluindo a região de Visconde de Mauá e o  quartel de Itatiaia está a 4,7 km da entrada do Parque Nacional, o que possibilita mais rapidez no socorro a incêndios florestais.