Advertisement

IDOSOS ENCONTRAM QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO ESPORTE

IDOSOS ENCONTRAM QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO ESPORTE

Encontro no Parque Tobogã reúne centenas de pessoas interessadas em prevenir doenças a partir de atividades físicas e práticas esportivas

Mais de 400 idosos participaram do encontro promovido pela Secretaria de Esporte para discutir assuntos ligados à medicina preventiva, na manhã desta terça-feira, no Parque Tobogã. O evento, que contou com a presença do deputado, Pedro Fernandes - responsável por diversos programas voltados para a terceira idade, durante seu exercício como secretário estadual de Assistência Social-, ressaltou a importância de atividades esportivas como potenciais mecanismos para a conquista de bem-estar físico, social e mental ao longo da vida.

A palestra concentrou grupos das três unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Resende: Cidade Alegria, Paraíso e Tobogã. Entre os temas abordados, osteoartrose, osteoporose e patologias oftalmológicas foram as mais citadas.

- Essa reunião com a terceira idade discute a qualidade de vida para esse público que tanto carece de atenção, e que se encontra em franca expansão no Brasil. O que nós queremos é introduzir o pensamento de que eles precisam cuidar da saúde, precisam praticar esportes e assim prevenir doenças, diminuir o consumo de medicamentos, adquirindo mais qualidade de vida – explica o médico geriatra e também secretário de Esporte e Lazer de Resende, Jorge Alberto Moisés.

Cerca de 85% das pessoas idosas apresentam uma ou mais doenças ou problemas de saúde, sendo os principais artrite, hipertensão arterial, doenças cardíacas e comprometimento da visão. Através da prática de atividade física, o idoso tem a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, além de fortalecer o seu corpo, protegendo-se de possíveis acidentes aos quais pode ficar mais vulnerável com a idade, como uma queda.

- Nossa população de idosos vem aumentando muito. É fundamental que a Prefeitura desenvolva ações exclusivas, voltadas para pessoas com já alcançaram a melhor idade, e também para aquelas que estão chegando lá. A Secretaria de Esporte e Lazer tem realizado isso com muito empenho, levando para praças, quadras e outros locais públicos de nossa cidade, uma enorme variedade de atividades, focadas no desenvolvimento da saúde dos idosos e das famílias de Resende - conclui o prefeito Diogo Balieiro Balieiro Diniz.