Advertisement

MOVI mostra para crianças a importância de cuidar da saúde bucal

MOVI mostra para crianças a importância de cuidar da saúde bucal
Palestra no Centro Municipal Integrado de Educação Infantil Balãozinho Vermelho ensinou alunos de quatro a seis anos a escovar os dentes corretamente

A higiene bucal foi tema de palestra nesta quarta-feira, dia 28, para as crianças do Centro Municipal Integrado de Educação Infantil Balãozinho Vermelho, no bairro Minerlândia, em Volta Redonda. A ação faz parte da programação do MOVI (Movimento Vida Interativa), que envolve toda a estrutura da Prefeitura de Volta Redonda para promover atividades educativas, culturais e esportivas em nove bairros da cidade.

Durante todo o dia, os alunos do Balãozinho Vermelho, que atende crianças de quatro a seis anos, que cursam o 1º e 2º períodos, se revezaram na sala de vídeo da escola para assistir a palestra sobre higiene bucal. “São quatro turmas pela manhã e quatro à tarde. Todas com cerca de 30 alunos, por isso, atendemos uma por vez”, explicou a diretora da escola, Verônica Werneck.

“A preocupação com a saúde bucal já é rotina no Balãozinho Vermelho. Todos os anos, no segundo semestre marcamos com dentistas da rede municipal uma palestra para ensinar a escovação e também uma avaliação clínica das crianças. Além disso, as professoras acompanham a escovação após o almoço, diariamente. Cada sala de aula nossa tem uma pia usada para isso”, completou a diretora.

A dentista da rede municipal de Saúde, Luzia Helena Gonçalves Loureiro, que é a profissional responsável pelo Programa de Saúde Bucal do MOVI, ministrou as palestras na Balãozinho Vermelho. “Primeiro converso com as crianças para conhecer um pouco da realidade delas e falo da importância de cuidar dos dentes, dando exemplos práticos”, disse.

“Quem conhece alguém que usa dentadura?” - Essa foi uma das perguntas lançadas pela dentista durante o bate-papo com as crianças e a oportunidade de afirmar que “escovar os dentes após as refeições e antes de dormir vai evitar que caiam”.

Além da brincadeira informal com os alunos, Luzia exibe um vídeo educativo sobre escovação que reforça de forma lúdica, porém verdadeira, a importância de manter a higiene bucal. “A criança deve começar a cuidar da saúde da boca ainda com os dentes de leite, isso vai evitar o surgimento de cáries futuras”, informou.

“Também temos que lembrar que algumas crianças do Balãozinho Vermelho já estão começando a trocar os dentes de leite por definitivos, o que coincide com o nascimento do primeiro molar permanente – que não será trocado. A dica é comprar uma escova infantil e usar pasta de dentes com flúor numa quantidade equivalente a um grão de arroz. Também é importante que algum adulto acompanhe pelo menos uma escovação diária da criança”, ensinou Luzia.

A palestra durou cerca de 15 minutos e empolgou as crianças. Yanne, de quatro anos, disse que escova os dentes três vezes por dia. “Vou contar em casa o que aprendi hoje na escola”, disse orgulhosa.  Já Samuel, da mesma idade, assumiu que tem ajuda na hora da escovação. “Por enquanto, meu pai escova para mim, mas agora acho que aprendi e vou poder fazer sozinho”, acredita.

Movi nesta quarta-feira – A programação do MOVI nesta quarta ainda teve, às 9h, uma palestra sobre o jogo ‘Baleia Azul’, no Colégio Estadual Piauí, na Ponte Alta; e às 14h, outra palestra sobre saúde bucal, no CRAS (Centro de Referência à Assistência Social), no Rústico.

Nesta quinta-feira, dia 29, a programação segue com a palestra ‘Alimentação Saudável: invista em você mesmo’, no CRAS Rústico, na praça José Gonçalves Dias, 142, às 8h30. No mesmo horário haverá evento de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis com uma roda de conversa. A secretaria de Saúde vai realizar teste rápido para diagnóstico de hepatite, sífilis e HIV e tendas para diagnóstico de hanseníase e tuberculose, na praça do Eucaliptal. Às 14h, tem Gincana Recreativa e Cultural no Ginásio Poliesportivo da 249.

A programação de sexta-feira, dia 30, inclui dois eventos no CRAS Rústico. Às 9h, a palestra ‘Quando a Boca Cala o Corpo Fala? Trabalhando as emoções para melhores conversas’; e às 14h, o ‘Dançando com a Melhor Idade’.