Advertisement

Na semana do dia Mundial do Meio Ambiente, alunos de escolas municipais de Barra Mansa recebem livro do Projeto Douradinho

Na semana do dia Mundial do Meio Ambiente, alunos de escolas municipais de Barra Mansa recebem livro do Projeto Douradinho
O Projeto Douradinho já transformou inúmeras crianças em mobilizadoras de ações ambientais por meio do incentivo à preservação dos recursos hídricos. Mais uma etapa do Projeto aconteceu nessa semana, dias 05 e 06 de junho com alunos da Escola Municipal Dr. Djair Machado Gomes e CIEP 54, onde receberam o livro "Amiga Lata, Amigo Rio", no Parque Natural de Saudade, em Barra Mansa.
O prefeito Rodrigo Drable, o autor do livro Thiago Cascabulho e a Coordenadora do setor de Formação da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Alessandra Sudré, abriram o evento para duzentos alunos de duas escolas municipais. Na ocasião, além do  fomento à criação de ações transformadoras dentro e fora da sala de aula e o incentivo à preservação do meio ambiente, Thiago Cascabulho explicou aos alunos como criar um livro, incentivando-os a serem escritores, despertando assim, o interesse pela leitura.
No encontro, o prefeito Rodrigo Drable parabenizou o autor Thiago Cascabulho pelo Projeto e destacou sua importância. "Uma ação como essa estimula tanto a leitura, quanto a preservação do meio ambiente. É bom ver como temos barramansenses compromissados com nosso meio ambiente, com nossos recursos hídricos e acima de tudo com o estímulo a leitura. O Thiago Cascabulho é um barramansense, um amigo, e está de parabéns pelo projeto", concluiu o prefeito.
O autor do livro Thiago Cascabulho, conta a emoção de trazer o Projeto Douradinho para Barra Mansa. "Para mim é emocionante estar de volta à Barra Mansa, na minha terra Natal, onde eu nasci e onde o Douradinho foi criado. Ter pela primeira vez, o privilégio de distribuir tantos livros para os meus conterrâneos, irmãos de rio, como eu gosto de falar, é maravilhoso. É legal ver o desempenho de todas a professoras que desenvolvem o projeto em sala de aula. Ainda temos muito que caminhar, mas acredito que a cidade está no caminho certo para abraçar todas as nossas propostas", concluiu Thiago.
A Coordenadora de Formação da Fundação de Cultura de Barra Mansa Alessandra Sudré, expressou sua felicidade ao ver tantos alunos presentes neste encontro. "A presença do Thiago Cascabulho foi sensacional para a divulgação do Projeto, da leitura e preservação do meio ambiente. Centenas de alunos das escolas municipais de Barra Mansa participaram desse encontro. É a partir de agora que precisamos criar o hábito da leitura, o incentivo à uma nova geração de escritores e a conscientização da importância da preservação e recuperação dos rios.", afirmou a coordenadora.
O Projeto Douradinho é um programa de educação ambiental que objetiva a preservação e recuperação dos rios e matas ciliares por meio da conscientização de crianças que estão nos primeiros anos da segunda infância, sendo ela de 8 a 10 anos. É composto por atividades pedagógicas que ampliem o conhecimento a respeito do tema “água” (SABER), que reforçam a empatia para com os recursos hídricos (SENTIR) e fomentam a criação de ações transformadoras dentro e fora da sala de aula, envolvendo toda a comunidade (FAZER).
O Projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental apoiado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, e conta com patrocínio da CCR Nova Dutra.