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Prefeitura de Volta Redonda estuda melhorias na mobilidade urbana Empresa do aplicativo CittaMobi apresentou novas possibilidades oferecidas pela ferramenta no trânsito


A mobilidade urbana foi tema de uma apresentação no auditório da Prefeitura de Volta Redonda na manhã desta quarta-feira, dia 31. Equipes de diversas secretarias municipais e autarquias receberam mais informações sobre o aplicativo CittaMobi, que já está em uso na cidade, atualmente, e permite à população identificar a localização dos ônibus que circulam no município. O prefeito Samuca Silva abriu o evento, reforçando o compromisso do governo municipal de melhorar a mobilidade urbana da cidade.

“Temos grandes desafios e a mobilidade urbana precisa avançar no que diz respeito à transparência. Estou muito ansioso para fazer isso, tornar Volta Redonda cidade referência também nesse aplicativo. É um compromisso com a modernidade. As empresas de ônibus e o sindicato da categoria podem nos ajudar a melhorar esse projeto, com certeza”, afirmou Samuca.

O diretor-presidente da Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser), Wellington Silva, explicou que, para garantir maior mobilidade à população, o serviço pode melhorar e, para isso, convidou a equipe da Cittati (empresa que fornece o aplicativo) para apresentar todas as soluções que o aplicativo oferece.

“Convidamos também as empresas de ônibus para que, de forma integrada, possamos entender quais possibilidades temos de utilizar melhor o aplicativo, na busca de melhorar o serviço e facilitar a vida das pessoas”, acrescentou Wellington.

A melhoria apresentada e sugerida pela equipe da Cittati foi a ferramenta SmartCitta, que possibilita ao órgão gestor ter uma visão consolidada e em tempo real do transporte público do município. De acordo com Patrícia Araújo, que é gerente da Cittati no Rio de Janeiro, essa plataforma faz a gestão de todas as comunicações que podem ser implantadas e fomentadas através do aplicativo CittaMobi.

“Isso divide informações para o órgão gestor, que vai se comunicar com a população sobre segurança no ponto de ônibus, cancelamento de horário, limpeza, mudança de itinerário, obras, manifestações, eventos na cidade, entre outros. Permite a prefeitura se comunicar com o cidadão através do CittaMobi, o quê ainda não é utilizado em Volta Redonda”, explica Patrícia.

Outras possibilidades que o SmartCitta oferece é a comunicação com a Ouvidoria - através do CittaMobi; a geração de pesquisas, que podem fornecer ao órgão gestor indicadores; termômetros de maior concentração de dados de acidentes e de ocorrências; gráficos de origem e destino para compreender por faixa e horário onde está a população em determinado horário, quantas pessoas estão se deslocando de um bairro para o outro; entre outras informações.

“É uma ferramenta que usa a voz da população para construir a melhoria, ouvindo o que eles têm a dizer, usando-os como uma visão extra para comunicar um acidente, uma violência no trânsito ou mesmo um buraco na via. Eles passariam a se comunicar e alimentar o órgão gestor e a operadora sobre os problemas”, concluiu.