Advertisement

Projeto Cinestesia chega às escolas municipais de Barra Mansa



Para fomentar a cultura e a arte cinematográfica, a Fundação de Cultura de Barra Mansa, em parceria com o Instituto Dagaz, leva o Projeto Cinestesia às escolas do município. Diálogo e muita interatividade marcaram o evento que aconteceu nesta terça-feira, 13 de junho. Alunos do Colégio Municipal Washington Luiz, em Saudade, receberam pela manhã o projeto, com cinema nas escolas. 

O projeto promove debates em torno dos temas específicos extraídos dos filmes e documentários promovendo reflexões com os jovens. Na ocasião, cerca de 90 alunos da unidade escolar assistiram ao filme 5 x Favela. Posteriormente, o Pedagogo e MC Thiago El Nino, comandou um debate com os alunos do 8º e 9º anos sobre violência, drogas, respeito, família e educação. 

O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, considerou que o projeto teve um bom retorno dos alunos e acredita no seu sucesso. "Pensando no papel que a escola tem de formar alunos críticos e conscientes de suas responsabilidades, esse projeto é importante para o fomento à cultura. Com o Cinestesia, conseguimos trabalhar a vivência de valores por meio da cultura com uma linguagem lúdica e um teor educativo", concluiu Bravo. 

O Projeto conta com parceiros como a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Ancine, Rio Filme, CCR Concessionária Nova Dutra e CMDCA.

Em Barra Mansa, a programação do projeto itinerante está sendo definida pela coordenadoria do setor de Formação da Fundação de Cultura de Barra Mansa. 
Mais informações pelo email cultura.formacao@barramansa.rj.gov.br

O PROJETO CINESTESIA

Consiste na exibição cinematográfica, que inicialmente era realizado em espaço fixo, no Condomínio Cultural do Instituto Dagaz, em Volta Redonda. Desde 2014, a iniciativa passou a ser itinerante e, atualmente, oito municípios são atendidos: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda. 

O Centro de Recursos Integrado de Atendimento ao Adolescente - CRIAAD e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas - DEGASE, também fazem parte do público assistido pelo projeto. 

INSTITUTO DAGAZ

O Instituto Dagaz é uma associação sem fins lucrativos, que atua desde 2009 com sua sede em Volta Redonda, certificada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, sendo reconhecido como Ponto e Pontinho de Cultura. O Instituto beneficia cerca de oito mil pessoas mensalmente. Suas ações, atividades, eventos e programas proporcionam o desenvolvimento sociocultural, buscando uma comunidade consciente de sua força e poder quanto cidadãos.