Advertisement

Samuca Silva visita Centro de Educação Infantil Cora Coralina e anuncia melhorias

Samuca Silva visita Centro de Educação Infantil Cora Coralina e anuncia melhorias
Com novas auxiliares de Educação, estudantes cumprem horário integral

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 7, o Centro Municipal de Educação Infantil Cora Coralina, no bairro Belmonte, para conhecer as principais demandas do local. A unidade tem 518 alunos, do maternal ao segundo período da Educação Infantil, divididos em 22 turmas, em dois turnos (manhã e tarde). Samuca foi acompanhado pelo secretário municipal de Administração, Carlos Rosa, e pela secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade.

Na visita, o prefeito anunciou que a unidade recebeu novas auxiliares de Educação e, assim, todas as turmas estão cumprindo o horário normal, sem a necessidade de dispensá-los mais cedo. "Acabamos com o problema de cinco turmas que estavam com os horários reduzidos por falta de auxiliares", afirmou Samuca Silva.

Neste ano, a unidade escolar abriu mais 45 vagas, o que significa duas novas turmas. "Mesmo com a dificuldade financeira que o município vem passando, estamos nos esforçando para manter os serviços funcionando", afirmou Rita. "Em poucos meses, tivemos grande avanço em nossa escola. Agora não precisamos mais liberar alunos mais cedo por conta da falta de auxiliares", comemorou a diretora do Centro Educacional, Andressa Duque.

‘Escola Eficiente’ começa na unidade escolar

A Cora Coralina está recebendo nesta semana também a “‘Escola Eficiente – eu curto”, um programa do Governo Municipal com a Light, concessionária de energia elétrica. Ao todo, 42 unidades escolares terão todas as lâmpadas trocadas na primeira fase do projeto, que vai até julho. A economia, de acordo com o secretário municipal de Administração, Carlos Rosa, é de R$ 40 mil por mês nesta primeira fase. “Toda redução de custos é importante”, afirmou o secretário, divulgando que na unidade escolar do Belmonte serão instaladas quase 400 lâmpadas de LED.

Quem aprovou foi a nova iluminação da escola foi a professora Sônia Cristina, que trabalha há 10 anos na escola. “Muito melhor do que as antigas. Agora, nossos alunos conseguem enxergar melhor, além da economia e durabilidade das lâmpadas de LED”, comentou.

Eficiência e Gestão na merenda escola

O prefeito Samuca Silva disse que está efetuando gestão em todos os contratos da prefeitura, inclusive os da merenda escolar da rede municipal. “A sociedade cobra o gasto melhor dos impostos pagos. O que estamos fazendo é identificar oportunidades e ter respeito com o dinheiro público. Nenhuma criança irá ficar sem alimentação, mas o momento é de frear os gastos municipais e o que acontecia na merenda, sem controle, era um absurdo”, explicou.       

Uma das queixas da direção da escola, endossada pela secretária de Educação, é o desperdício dos alimentos da merenda escolar. “Para um aluno do maternal, por exemplo, uma maçã inteira é muita coisa. A fruta dá para duas crianças nessa idade de um e dois anos”, comentou a diretora.

“São essas pequenas medidas, de evitar desperdício de alimentos, que conseguiremos economizar e investir em outras áreas da Educação. Vale lembrar que jamais uma criança ficará sem alimentação nas escolas municipais. Por turno, cada aluno recebe, no mínimo, duas refeições”, acrescentou Rita.